Prefeitura realiza parceria com a Microsoft na área de Educação

0
506

 

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), apresentou nesta sexta-feira (26), na sede da Pasta, a parceria feita com a Microsoft, que rendeu uma grande ferramenta para todo o município. Durante o evento, que contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Guarulhos, a Microsoft forneceu gratuitamente para todos os alunos da rede municipal de ensino de Guarulhos, assim como para os professores, a licença do software “Office 365 Education”, em uma das mais importantes conquistas lideradas pelo prefeito Guti.

 

Microsoft-em-guarulhos (1)
Guti enalteceu a parceria com a Microsoft, que é um marco para a Educação. Foto: Márcio Lino / PMG

 

A plataforma on-line estará disponibilizada em “nuvem”, que permite a integração dos principais programas da Microsoft, como o World, Excel, One Note, Form, entre outros, em busca de otimização desde a preparação da aula até a interação entre professores e alunos. Os usuários poderão acessá-lo de qualquer computador.

 

O gigante mundial dos softwares desenvolveu o 365 Education com o objetivo de centralizar todas as suas criações em um único lugar, e, mais ainda, fazer com que eles se convertam em ações transformadoras da sociedade e na tecnologia na área de ensino. Guarulhos passou por uma série de avaliações para ser selecionada, e hoje é a segunda cidade do Estado a receber o benefício, com exceção da Capital.

 

Microsoft-em-guarulhos (2)
Zeitune disse que este é mais um projeto dos muitos que serão implantados. Foto: Márcio Lino / PMG

 

Conquista

 

Para o prefeito Guti, a parceria com a Microsoft é uma grande conquista para a cidade. “Este é um momento de festa e agradecimento. A Microsoft é uma empresa que reconhecidamente atua com responsabilidade social, e é uma honra receber a doação de mais de 200 mil licenças do Office 365 Education. Não tenho como expressar a gratidão por nos ajudar a formar uma nova geração digital. O melhor de tudo é que não vai onerar nada para Prefeitura, ou seja, apenas uma economia anual de mais de R$ 44 milhões para a Prefeitura, ou seja, mais de 160 milhões nos quatro anos de mandato”, comentou Guti.

 

Microsoft-em-guarulhos (3)
Nathalia Bittar falou sobre os benefícios do Office 365 Education. Foto: Márcio Lino / PMG

 

O secretário Alexandre Zeitune reforçou a importância da parceria para a construção de uma plataforma de inclusão digital colaborativa na Rede Municipal. “Esse é apenas o primeiro de muitos projetos que buscam a verdadeira transformação da educação da nossa cidade. Estamos já com o departamento competente realizando diversos estudos para proporcionar às escolas toda a estrutura necessária para a utilização do programa”, afirmou.

 

A representante da Microsoft, Nathalia Bittar, esclareceu que o Office 365 Education é uma compilação de serviços que permite o compartilhamento e colaboração em trabalhos escolares. “A proposta do nosso programa é empoderar os profissionais da educação, demonstrando que a tecnologia realmente pode transformar a educação e a prática pedagógica em sala de aula. Com a utilização do pacote e das soluções tecnológicas, como o Sway e o One Note, é possível construir planos de aula, socializar e construir junto com os alunos novas formas de ensinar e aprender”, destacou.

 

Microsoft-em-guarulhos (4)
A Orquestra Municipal abrilhantou o evento na sede Secel. Foto: Márcio Lino / PMG

O primeiro passo da implementação do Office 365 Education foi a apresentação oficial para todos, seguida de uma palestra da Nathalia Bittar para diretoras e professoras. A segunda etapa será a avaliação das escolas e as adaptações de infraestrutura para receber essa ferramenta da Microsoft. E, por fim, a empresa vai despender seu corpo de conhecedores do programa para treinamento dos professores e alunos em sua implementação em Guarulhos.

 

Microsoft-em-guarulhos (5)
Momento de apresentação da Orquestra Municipal. Foto: Márcio Lino / PMG

O evento de lançamento contou com a presença de autoridades como o prefeito Guti, o vice-prefeito e secretário da Secel, Alexandre Zeitune, bem como Nathalia Bittar, gerente de produtos da Microsoft (especialista em Educação), além do diretor regional, Leonardo Paradiso, e Caio Teixeira, gerente Comercial da empresa.