Prefeitura promove evento às mães no CEU Cumbica

0
415

 

Nesta quinta-feira, dia 11, a administração municipal realizou, das 9 às 12 horas, a Semana das MãesA Dignidade da Mulher no Mundo Contemporâneo no CEU Cumbica. As participantes receberam orientações sobre vários assuntos, como racismo, tráfico de pessoas, enfrentamento da violência contra a mulher e a criança, segurança, reaproveitamento alimentar, autoestima, programas sociais, geração de trabalho e renda, Hepatite C, HIV e HIV.

 

 

A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDAS), foi acompanhada pela secretária de Trabalho, Telma Cardia, secretária-adjunta de SDAS, Claudia Papotto, subsecretário de Igualdade Racial, Anderson Guimarães e subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vera Souza.

 

Além dos serviços e informações, o evento contou com uma unidade móvel desenvolvida pela Truckvan e Mercedes-Benz – a Beauty Truck -, onde as mães puderam fazer gratuitamente limpeza de pele e maquiagem.

 

A Semana das Mães teve início nesta segunda-feira (8) e prossegue nesta sexta-feira (12) com atividades no Terminal Pimentas (estrada Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 4.494, no Jardim Albertina). Conta com a parceria das Secretarias da Saúde, Trabalho e Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), subsecretarias de Políticas para as Mulheres, Políticas para Diversidade e da Igualdade Racial, Fundo Social de Solidariedade e Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad).

 

Confira a programação:

 

Dia 12 6ª feira – a partir das 9 horas – Oficinas sobre amamentação, orientação da vacinação de HPV e autoexame da mama. Educação dos filhos para igualdade e equidade de gênero, orientação sobre segurança alimentar e reaproveitamento de alimentos, registro de situações, incluindo o racismo. Orientações sobre migração e tráfico de pessoas. Discussão sobre violência com a criança e adolescentes, tráfico de pessoas e mulheres presas; emissão de documentos (Carteira de Trabalho) e informações de programas de capacitação e de geração de renda. Palestra sobre enfrentamento da violência, LGBT. Bate-papo com as mães. Palestra “A importância de sua autoestima e como elevá-la”. Orientações para melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos, relacionamentos interpessoais harmoniosos, comunicação interna e externa, atividades práticas com a professora Silvia Chaves da ACISEG (Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos). Local: Terminal Urbano – Pimentas (estrada Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 4.494, Jd. Albertina)

 

Dia 13 sábado – 9 horas – Exposição de telas de mulheres negras. Em seguida, solenidade de encerramento e almoço. Local: Restaurante Popular “Josué de Castro” (rua Adolfo Noronha, s/nº, Taboão).