Prefeitura lança projeto para preservação do Teatro Padre Bento

0
303

 

Neste domingo (4), às 10 horas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), lança o projeto “Conhecer para Cuidar”, iniciativa que integra a programação das comemorações dos 80 anos do Teatro Padre Bento, patrimônio histórico da cidade de Guarulhos. A iniciativa envolve ainda a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo Asas Cultura.

 

teatro-padre-bento
Foto: Márcio Lino / PMG

Durante o evento, participantes ajudarão na construção de uma maquete do teatro e serão orientados por monitores. A atividade, que tem duração de aproximadamente 2 horas, será realizada em uma unidade móvel que permanecerá estacionada no local. No fim da atividade, cada um levará para casa uma maquete para construir junto aos familiares e amigos.

 

Ao todo serão quatro sessões: das 8 às 10h, das 10 às 12h, das 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30, num total de 320 participantes. Nos dias 5, 6 e 7 de junho, cerca de mil alunos das redes municipal e estadual de ensino também participam da atividade.

História

 

Quando falamos de um patrimônio histórico da importância do Teatro Padre Bento é preciso contextualizar todo seu espectro social ao longo do tempo, bem como os fatos emblemáticos de sua presença como marco de acolhimento e ressignificação em diferentes momentos da historicidade.

 

Em 1918, foi construído o primeiro prédio que abrigou o então sanatório dos alienados de Guarulhos. Anos mais tarde, o governo do Estado desapropriou o prédio para inaugurar o sanatório Padre Bento para tratamento de hanseníase. Em 1937, foi criado o Teatro Padre Bento, o primeiro em nossa cidade, primeiramente para ser uma (talvez única) opção de lazer para os hansenianos do Sanatório Padre Bento, para onde eram levados os doentes de Hanseníase, que à época eram separados da sociedade. Também já funcionou como Cine Padre Bento, com bailes também realizados no espaço.

 

A construção teve contribuição dos próprios internos, que queriam um espaço com atividades culturais para entretenimento. Eles fabricaram boa parte dos móveis e      produziram as pinturas decorativas e os materiais técnicos. Com o controle da hanseníase, na década de 60, o local, antes restrito aos pacientes, foi aberto à comunidade local.

 

A arquitetura do teatro no estilo Art déco faz dele um interessante ponto de visitação, considerado um dos mais importantes do estado de São Paulo.

 

O Teatro do Padre Bento, centro de referências culturais e arquitetônicas de nossa cidade, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Patrimônio de Guarulhos.

 

Um dos marcos mais importantes da trajetória cultural do Teatro Padre Bento foi a homenagem feita pela artista modernista Tarsila do Amaral (um de seus familiares foi interno do sanatório), “Retrato de Padre Bento”, em comemoração ao trabalho do padre que dedicou sua vida aos doentes.

 

Em 2007 foi a última vez que o espaço passou por restauração completa. Ele foi reinaugurado durante as comemorações do aniversário de 447 anos de Guarulhos.

 

Serviço

 

Lançamento do projeto “Conhecer para Cuidar”

 

Data: Domingo – 4 de junho

Horário: 10 horas

Local: Teatro Padre Bento

Endereço: Francisco Foot, nº. 3 – Jardim Tranquilidade