Prefeitura investiga mais duas mortes de macaco na cidade

0
893

 

Mais dois macacos mortos foram encontrados em Guarulhos: um na tarde deste domingo (10) na rua Servidão dos Regas (região do Cabuçu), e o outro, nesta segunda-feira (11) no Parque Estadual da Cantareira, em área do município. Veterinários do Centro de Controle de Zoonoses já foram aos locais coletar material para análise, que será realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital, e a vacinação foi intensificada em toda a região.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

 

Desde este domingo (10), os profissionais de saúde passaram a vacinar de casa em casa em alguns bairros da região. Além disso, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão abrir neste sábado (16), das 8 às 16 horas, para imunizar a população: Continental, Santa Lídia, Vila Riode Janeiro, Morros, Acácio, Fortaleza, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Álamo, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Bananal e Aracília.

 

A Secretaria de Saúde informa que, além das pessoas que moram ou frequentam as regiões de mata, também devem se vacinar com 10 dias de antecedência, aquelas que pretendem passar as festas de fim de ano nesses locais, uma vez que a vacina somente produz efeito a partir deste período. Outra recomendação, nos casos de aparecimento de macaco morto, é para ligar imediatamente para a Defesa Civil no telefone 199, para a adoção das medidas zoosanitárias pertinentes.

 

A pessoa nunca deve recolher, enterrar ou mexer no animal. É importante destacar que o macaco não transmite a febre amarela, mas é apenas uma vítima do vírus. Por isso, ele não representa uma ameaça à população. Pelo contrário, a preservação de sua vida é fundamental para o monitoramento da doença, além do que matar um animal silvestre é crime.

 

Até o momento, Guarulhos já vacinou preventivamente 137.699 pessoas nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem as doses contra a doença: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga,  Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi.

 

Os endereços de todas as Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis no site da Prefeitura:http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/ubs.