Prefeitura de Guarulhos promove a 10ª Semana do Surdo

0
291

 

Para refletir sobre as propostas de educação bilíngue para a população surda, a Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promove a 10ª Semana do Surdo, entre os dias 25 e 27 de setembro. O evento será na EPG Crispiniano Soares, Rua Vasco de Queiroz Guimarães, nº 289, no Bom Clima. A entrada é gratuita e aberta ao público interessado.

 

A 10ª Semana do Surdo terá programação diversificada com apresentações culturais dos alunos e ex-alunos surdos, além de palestras, oficinas temáticas, exibição de vídeos. Na abertura, segunda-feira (25), às 19h, haverá Mesa Redonda com o tema “Passado e Presente: representações de propostas bilíngues no município de Guarulhos”.

A cerimônia de abertura contará também com a presença dos professores Andrea Martelletti da PUC – Pontifícia Universidade Católica, Roseli Leme da Zoom Education (Robótica Educacional Lego), Rafael Miguel, docente da Prefeitura de Guarulhos e Adalgisa Apolônio de Souza Costa, chefe da Divisão Técnica de Políticas para a Diversidade e Inclusão Educacional da Secel. A atividade será mediada pela professora Drª Érica Garruti, da Universidade Federal de São Paulo- Campus Guarulhos.

 

Serviço

10ª Semana do Surdo – 25 a 27 de setembro

Local: EPG Crispiniano Soares (Rua Vasco de Queiroz Guimarães, nº 289, Bom Clima).

Programação das Palestras

Data: 25 de setembro, às19h.

· Depoimentos Sinalizados e Apresentação Cultural
Alunos e ex-alunos surdos da EPG Crispiniano Soares
Horário: 19h30

· Mesa Redonda
Passado e presente: representações de propostas bilíngues no município de Guarulhos
Presença: Prof.ª Andrea Martelletti, Docente bilíngue, da Derdic–PUC/SP. Prof.ª Roseli Leme, Docente bilíngue e Coordenadora Pedagógica, da Zoom Education (Robótica Educacional Lego).Prof.ª Adalgisa Apolônio de Souza Costa, Chefe de Divisão Técnica de Políticas para a Diversidade e Inclusão Educacional – DOEP – Prefeitura de Guarulhos
Data: 26 de setembro, às19h.

· Apresentação Cultural
Alunos e ex-alunos surdos da EPG Crispiniano Soares
Horário: 19h30

· Vídeo e Palestra
Professor Surdo: presença indispensável na educação bilíngue para surdos e Pressupostos para a Educação Infantil dos Surdos
Presença: Prof.ª Dra. Sandra R. L. Campos, Universidade federal de São Paulo – Campus Guarulhos, Mediadora: Prof.ª Danielly Lima, Psicóloga bilíngue, docente do Centro Academus e Conselheira Tutelar da Prefeitura de Guarulhos.
Data: 27 de setembro, às19h.

· Palestra
Ensino de Ciências para estudantes Surdos: Possibilidades e Desafios
Presença da Professora. Me. Beatriz Critelli Amado, da Universidade Paulista.
Horário: 20h

· Oficina
Classificadores e sinais da área de Ciências Biológicas
Presença do Prof. Rafael Cavichiolli Teixeira, Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque.