PEVs receberam 45 mil toneladas de materiais

0
569

 

O Departamento de Limpeza Urbana (Delurb) da Secretaria de Serviços Públicos divulgou nesta semana a quantidade de materiais que foram encaminhados pelos munícipes aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em 2014. Foram mais de 45 mil toneladas, entre entulhos, solo, gesso, madeira e recicláveis,entre outros.

 

Esse material foi reaproveitado ou comercializado, evitando assim que fosse parar nas ruas, praças e rios, causando inúmeros transtornos. Outras 9 mil toneladas de não recicláveis foram para o aterro. Em 2013, os PEVs receberam cerca de 39 mil toneladas de material.

 

pev-guarulhos

 

Os PEVs são espaços para o descarte correto de entulho (resíduos de construção, ferro, argamassa, solo e outros) na quantidade de até 1m³ (um metro cúbico) de material por dia, o que equivalente a 12 (doze) carrinhos de mão cheios ou 20 sacos de 50 litros. Os espaços recebem também materiais como móveis, pneus, poda de árvores e utensílios em geral, sem serventia.

 

Destinação

 

Os resíduos da construção civil recebidos nos PEVs são encaminhados à Usina Recicladora da Proguaru para produção de material utilizado na fabricação de diversos pré-moldados (blocos de concreto para alvenaria, brita para a pavimentação de ruas e calçadas, entre outros). Os resíduos secos são destinados ao Programa de Coleta Seletiva Solidária, gerando emprego e renda aos catadores da cooperativa de materiais recicláveis. Os rejeitos são levados ao aterro sanitário da Quitaúna.

 

Atualmente, Guarulhos conta com 17 PEVs, incluindo o PEV Continental, que agora atende em novo endereço (rua Valdimiro Laurentino Pessoa, 655 – atrás do CEU Continental – Parque Continental II).Os espaços funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 16 horas. Para saber os endereços, basta acessar www.guarulhos.sp.gov.br, em Secretaria de Serviços Públicos.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos