Pessoa com deficiência ganha serviço no Dia Mundial da Saúde

0
501

 

Guarulhos vai ganhar um novo serviço para oferecer continuidade no acompanhamento das pessoas com deficiência no Dia Mundial de Saúde. O Campd (Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência), que funcionará na viela Porto Belo nº 28 (Vila Camargos), de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, será inaugurado pelo prefeito Guti às 10 horas desta sexta-feira (7).

 

dia-mundial-da-saude

 

Serão atendidas no Campd as pessoas com deficiência que já foram reabilitadas, mas necessitam de suporte e intervenções com equipe multidisciplinar. O encaminhamento será efetuado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e centros especializados. Para tanto, o novo serviço contará com médico clinico geral, ortopedista, psiquiatra, ginecologista, psicólogo, assistente social, educador físico, fisioterapeuta e profissionais administrativos.

 

Bosque Maia:

 

O Dia Mundial da Saúde também será comemorado no município com atividades de dança, música, massoterapia, e oficinas de arte e ervas medicinais, que acontecerão na tenda do Bosque Maia, a partir das 8h30, desta sexta-feira (7). Com isso, a Secretaria de Saúde pretende ampliar a reflexão do tema proposto para este ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde) “Depressão: vamos falar?”, incluindo “Em Guarulhos vamos dançar e cantar”.

 

Dentro dessa proposta, oferecerá atividades para todos os gostos e idades, começando às 9 horas com uma aula de Zumba, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secel). Na sequência, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps Arco Íris vai agitar o público com a Banda Samba na Tenda.

 

O ritmo vai desacelerar a partir das 10 horas, com a prática de exercícios curativos de Lian Gong – uma técnica da medicina tradicional chinesa conhecida por ajudar na circulação do sangue –, que será desenvolvida por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Logo em seguida haverá apresentação do Coral do Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) que, juntamente com a UBS Inocoop, também desenvolverá dança sênior com a população.

 

Mais uma apresentação de coral vai acontecer às 11 horas, desta vez pela UBS Fortaleza, seguida de uma oficina de dança circular promovida pelo Tear (serviço da rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde). Às 11h40, a atração ficará por conta do cantor Juliano Neto e, às 12 horas, o ritmo esquenta novamente com mais uma aula de Zumba. Entre uma atividade e outra, a população também poderá participar de sessões de massoterapia e oficinas de artesanato, arte com papel e ervas medicinais.

 

Experimenta Saúde:

 

Guarulhos ainda receberá nesta data o Experimenta Saúde, um evento vai reunir especialistas em Tecnologia da Informação no Adamastor, a partir das 18 horas desta sexta-feira (7) até as 12 horas de domingo (9), para construir novas idéias e soluções para a área de saúde do município. Toda a população pode participar e contribuir com sugestões. Saiba mais no portal www.guarulhos.sp.gov.br/experimenta/