Passeio pelo antigo caminho do trem da Cantareira

1
593

 

No próximo sábado (30/05), o Ponto de Cultura AAPAH – Memória, Cidadania e Patrimônio faz o Passeio pelo Caminho do Trenzinho da Cantareira. A inscrição é grátis e deve ser feita com antecedência pelo e-mail [email protected].

 

O ônibus sairá às 9h do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos, localizado na rua Tapajós, 80, Macedo. Lá serão distribuídos kits com camiseta e água para os participantes.

 

O grupo segue para o Museu do Jaçanã, onde tem algumas relíquias do tempo do Ramal da Cantareira, que vinha daquela região de São Paulo e tinha sua última estação na Base Área de Guarulhos.

 

 

Além de passar por resquícios da linha férrea localizados na praça Santos Dumont e Estação Vila Augusta, o passeio deve passar por locais primordiais para o trem ter sido trazido para Guarulhos, como Balneário da Vila Galvão (Lagos dos Patos) e o Antigo Sanatório Padre Bento, respectivamente um endereçado ao lazer e o outro como  destino de enfermos com  hanseníase.

 

O passeio será guiado pela guia de turismo Anna Carneiro e pela historiadora Ellen Santana. Esse projeto da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico visa estabelecer aos participantes a experiência de conhecer os locais e a História de Guarulhos, além de fazer contato com outras atividades da cidade. Nesse encontro os participantes vão tomar o café da manhã na Feira Orgânica da praça IV Centenário.

 

O diretor geral da AAPAH, Adriano Rodrigues de Souza Silva, afirma que o evento, totalmente gratuito, inclusive o café da manhã, destina-se a incluir todos os interessados em conhecer a história guarulhense. “O edital do Ponto de Cultura nos dá toda a estrutura financeira para colocar em prática os fundamentos de nossa entidade. Queremos incluir o cidadão para que ele se sinta pertencente ao local, educar e promover o patrimônio histórico e cultural da nossa região”, afirmou o diretor.