Palestras alertam sobre prevenção e tratamento de doenças cardíacas

0
197

 

Em comemoração ao Dia do Portador de Marcapasso, celebrado em 23 de setembro, a Prefeitura de Guarulhos e a Unimed Guarulhos promoveram nesta sexta-feira (22), no auditório da empresa de saúde (avenida. Paulo Faccini, 900 – Macedo), um simpósio sobre doenças cardíacas para discutir formas de prevenção e tratamento.

 

A secretária adjunta de Saúde, Graciane Figueiredo e o secretário de Saúde, Sergio Iglesias

 

Com os temas “Marcapasso – de onde viemos e para onde vamos?”, “Marcapasso – tratamento ou prevenção” e “Marcapasso e a vida moderna”, especialistas alertaram sobre os cuidados básicos com a saúde e explicaram que o portador de equipamento tem vida normal.

 

Números

 

O cardiologista e organizador do evento, Dirceu Oscar Faelli Junior, informou que em Guarulhos tem 10 mil portadores de marcapasso e que o Brasil ocupa o primeiro lugar em mortes por insuficiência cardíaca. “É uma luta diária para conseguirmos nossos marcapassos”, afirmou o médico.

 

Faelli Junior disse que promover atividades alusivas ao Dia do Portador de Marcapasso é uma motivação para fazer diagnóstico precoce das arritmias na população e incluir o portador de marcapasso dentro da sociedade, porque até hoje, depois de implantado, ele é excluído. O que o departamento de estimulação cardíaca artificial quer mostrar é que um implantado pode ter vida normal.

 

O evento contou com a participação de, aproximadamente, cem pessoas, entre médicos, alunos de enfermagem do Hospital Stella Maris e dos secretários municipais Lameh Smeili (Assuntos Difusos) e José Sérgio Iglesias (Saúde) e Graciane Figueiredo (adjunta de Saúde).

 

O secretário Sergio Iglesias apresentou os números da rede municipal de saúde e afirmou que o Governo Guti quer prioridade na atenção básica e anunciou a inauguração da UPA Cumbica para dezembro. Já o secretário Lameh Smeili explicou que a prevenção é fundamental para a vida e os cuidados com a alimentação e prática de atividade física são formas eficazes de prevenir. A importância da participação da secretaria juntamente com a Saúde é colaborativa.

 

CAMINHADA

 

As comemorações prosseguem neste domingo, dia 24, com ação de saúde no Bosque Maia, a partir das 8h30. Cerca de 30 profissionais da área estarão aferindo a pressão arterial e o índice de massa corporal (IMC), além da análise de colesterol e glicemia. Também serão feitas atividades como alongamento e caminhada, com o intuito de lembrar a população sobre a importância da atividade física para a prevenção de doenças cardíacas.