Orquestra Jovem se apresenta nesta sexta

0
452

Até dezembro, o Teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão, vai contar com um novo projeto da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG): a Série de Câmara. A programação, que integra a Temporada 2016 do grupo, terá um concerto por mês (exceto julho), sempre com entrada franca. A estreia será nesta sexta-feira, dia 24, às 20h.

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Neste primeiro concerto, serão executadas as peças “Duo nº 2 para Violas” (W.F. Bach); “Trio para Trompete, Piano e Violino” (E. Ewazen) e “Kol Nidrei” (M. Bruch). A direção artística é de Emiliano Patarra.

A peça de abertura, conforme explica Patarra, foi composta por um dos filhos do famoso Johann Sebastian Bach: Wilhelm Friedemann Bach. Já a segunda, de um compositor atual, o norte-americano Eric Ewazen, traz uma formação inovadora com trompete, violino e piano. “E ‘Kol Nidrei’, de Max Bruch, um compositor romântico alemão, é uma canção judaica que costuma ser entoada no feriado judaico Yom Kippur. É uma homenagem ao povo judeu, trazendo à tona a importância do diálogo entre as culturas.”

Segundo o maestro, a Orquestra Jovem terá na Série de Câmara, no total, 12 grupos distintos, contando com músicos da própria OJMG e, eventualmente, músicos convidados.

“A música de câmara é um gênero diferente da música sinfônica. As peças eram feitas desde o final da Renascença à Revolução Francesa, nos salões da nobreza. É uma música muito mais elaborada, que agora a Orquestra Jovem oferece a Guarulhos”, salienta.

Serviço

Concerto Série de Câmara da OJMG

Sexta-feira, dia 24, às 20h

Teatro Nelson Rodrigues  – rua dos Coqueiros,74, Lago dos Patos, Vila Galvão

Entrada franca