Orquestra Jovem e Emesp apresentam ópera de Rossini no Adamastor

0
588

 

Neste sábado e domingo, dias 15 e 16, o palco do Teatro Adamastor Centro recebe a Orquestra Jovem de Guarulhos (OJMG) para duas apresentações especiais. Depois de dividir o palco em um espetáculo de ballet com a Cia. Brasileira de Danças Clássicas, em outubro, é a vez do grupo do Conservatório Municipal apresentar uma ópera em parceria com a Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp).

 

Inédita, a ópera “Il Viaggio a Reims”, de G. Rossini” será executada por 75 músicos da Orquestra Jovem e cerca de 40 cantores da Emesp. De acordo com o maestro da OJMG, Emiliano Patarra, Guarulhos vai entrar para a história da música clássica, por ser o primeiro local na América Latina a apresentar este trabalho do compositor italiano.

orquestra-guarulhos

 

“As apresentações deste fim de semana serão o lançamento desta ópera na América Latina. Existem catálogos nos quais são registradas todas as obras apresentadas no mundo, como o Kobbé, e Guarulhos estará neles como a cidade na qual estreou esta importante ópera de Rossini”, explica Patarra.

 

“Il Viaggio a Reims” é uma ópera cômica de um ato, com libreto de Luigi Balocci. Foi feita para celebrar a coroação do rei francês Charles X, em Reims, no ano de 1825. É a última ópera de Rossini feita em italiano, e marcou a época em que o compositor saiu da Itália para viver na França.

 

Como foi criada para celebrar uma ocasião histórica específica, Rossini não esperava que a obra teria mais divulgação do que alguns concertos feitos no mesmo período, mas ela recebeu forte aclamação do público e se tornou uma das grandes obras feitas pelo compositor.

 

As apresentações acontecem às 20 horas, no sábado, e às 19 horas, no domingo. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Adamastor meia hora antes do início de cada espetáculo.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos