Orquestra de Violeiros se apresenta no Adamastor

0
722

 

Nesta quinta-feira, 21 de dezembro, às 19 horas, o Salão de Artes do Adamastor Centro recebe a Orquestra de Violeiros Coração da Viola para um espetáculo que promete emocionar os fãs de música sertaneja raiz. A apresentação é gratuita.

 

 

Para a ocasião, a Orquestra selecionou um repertório especial com canções natalinas, como “Boas Festas”, “Noite de Natal”, “Noite Feliz”, “Nascimento de Jesus”, “Jingle Bells”, “Rei dos Reis”, “O Velhinho”, “Final de Ano”, entre outras.

 

Com dez violas caipiras e dez violões, o corpo artístico é composto por músicos que acompanham a orquestra desde o seu surgimento, em 1979, como o Oliveira, Mario, Xavier, Camarada e Celestino, mas também por músicos que nesse longo percurso de quase 40 anos de estrada passaram a somar técnica e expressividade ao grupo.

 

A orquestra

 

Idealizada e formada por Tonico e Tinoco, a Coração da Viola estreou em 1979 no Theatro Municipal de São Paulo em inédita apresentação com a dupla caipira. Em 6 de junho daquele ano, o templo erudito acolheu representantes da autêntica música raiz. Com três horas de duração, o espetáculo atraiu o público recorde de 2.500 pessoas e inspirou o lançamento do primeiro LP, A Viola no Teatro, e outros três discos de sucesso.

 

Uma das primeiras do Brasil, a Orquestra nasceu com a Associação Guarulhense dos Artistas Sertanejos (AGAS), presidida pelo saudoso Manoel Rezende. Depois de um período inativa, a Coração da Viola foi reativada em 2013, por iniciativa do Instituto Marungo e da Prefeitura de Guarulhos. O show de retomada trouxe ao palco remanescentes da primeira formação.

 

O quinto trabalho da Orquestra, “A Viola volta ao Teatro” é o primeiro em CD. Ele foi gravado ao vivo no Teatro Adamastor em 2016 e sintetiza o passado e presente da Coração da Viola.

 

Serviço

 

Orquestra de Violeiros Coração da Viola

 

Data: quinta-feira, 21 de dezembro

Horário: 19 horas

Local: Salão de Artes do Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo)

Entrada: gratuita

Classificação: livre