Orquestra Coração da Viola se apresenta nesta sexta-feira

0
456

 

Reviver momentos históricos da música raiz de Guarulhos e do nosso Brasil Caboclo. Essa é a proposta do novo trabalho da Orquestra de Violeiros Coração da Viola, que apresenta o disco A Viola volta ao Teatro, no próximo dia 3 de março, sexta-feira, às 20 horas, no Adamastor Centro.

 

coracao-da-viola

 

Gravado ao vivo no próprio Teatro Adamastor, A Viola volta ao Teatro, sintetiza o passado e presente do Coração da Viola. Produzido por Ricardo Vignini e Edson Fontes, traz um pouco da história da orquestra e de compositores da cidade, como Aleixinho e Pena Branca e Xavantinho, que integraram o grupo, com composições antológicas no repertório. Este quinto trabalho, e o primeiro em CD, é em parceria do Instituto Marungo com a Secretaria de Cultura.

 

A orquestra

 

Idealizada e formada por Tonico e Tinoco, a Coração da Viola estreou em 1979 no Theatro Municipal de São Paulo em inédita apresentação com a dupla caipira. Em 6 de junho daquele ano, o templo erudito acolheu representantes da autêntica música raiz. Com três horas de duração, o espetáculo atraiu o público recorde de 2.500 pessoas e inspirou o lançamento do primeiro LP, A Viola no Teatro, e outros três discos de sucesso.

 

Uma das primeiras do Brasil, a orquestra nasceu com a Associação Guarulhense dos Artistas Sertanejos (AGAS), presidida pelo saudoso Manoel Rezende. Depois de um período inativa, a Coração da Viola foi reativada em 2013, por iniciativa do Instituto Marungo e da Secretaria de Cultura. O show de retomada trouxe ao palco remanescentes da primeira formação, como Seo Oliveira, Mario, Xavier, Camarada e Celestino, em plena atividade com atuais componentes.

 

O novo trabalho é distribuído pela Tratore e está disponível nas plataformas digitais de música. O lançamento percorrerá o circuito cultural da cidade.

 

Serviço

 

Coração da Viola –  Lançamento do disco A Viola volta ao Teatro

 

3 de março, às 20h
Teatro Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo)
A entrada é gratuita