Orientação sobre LER e DORT no calçadão nesta sexta

0
450

 

Para comemorar o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), comemorado em 28 de fevereiro, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão da Secretaria de Saúde, estará promovendo uma ação de conscientização junto aos frequentadores do calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, nesta sexta-feira, dia 27.

 

saude-guarulhos

 foto: Jair Malavazi/PMG

 

O evento, das 9 às 13 horas, contará com representantes dos sindicatos de trabalhadores dos Metalúrgicos e dos Químicos, ambos de Guarulhos. Na oportunidade, serão distribuídos à população material educativo, folhetos e informações sobre as doenças, bem como sugestões de procedimentos para evitá-las.

 

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2012, as doenças provenientes de esforços repetitivos representam um grande percentual de casos de afastamentos do trabalho. AClassificação Internacional de Doenças – CID aponta que o grupo de transtornos das sinóvias e dos tendões registra 209.331 casos de 1999 a 2012, e as outras dorsopatias (dor nas costas) somam 439.687 no mesmo período.

 

Atualmente, as LER/DORT são consideradas um problema de saúde pública, devido à alta incidência de afastamento de trabalhadores jovens, que estão no auge de sua capacidade produtiva, e pelo ônus aos cofres públicos. Esse grupo engloba cerca de 30 doenças; as mais conhecidas são a tendinite, a tenossinovite e a bursite.

 

O Cerest registrou no ano passado 145 casos notificados de LER/DORT em Guarulhos, que atende também aos demais municípios da Região do Alto Tietê. Neste ano, até o dia 23 de fevereiro, foram registrados outros 20 casos.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos