Oncologia no Hospital Geral

0
610

 

O prefeito Sebastião Almeida participou na manhã desta segunda-feira, dia 2, da inauguração do novo Centro Oncológico do Hospital Geral de Guarulhos (HGG), no Cecap, que oferecerá tratamento a pacientes de câncer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade terá capacidade para atender a 1,2 mil pacientes por ano e poderá realizar 4,8 mil sessões de quimioterapia e 7,2 mil de radioterapia. “A partir de agora, os guarulhenses não precisarão mais se descolar diariamente para São Paulo em busca de tratamento”, disse Almeida.

 

A cerimônia também contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Carlos Derman, do secretário estadual de Saúde, David Uip, e dos deputados estaduais Alencar Santana e Gileno, entre outras autoridades.

 

oncologia-guarulhos

foto: Sidnei Barros/PMG

 

No total, o Estado gastou R$ 3,7 milhões para a implantação do centro de oncologia. A unidade conta com cinco consultórios médicos, acelerador linear, vestiários para pacientes, e profissionais terceirizados com especialização para a realização do tratamento. Além disso, será oferecido um equipamento que vai fazer uma radioterapia diferenciada para eliminar as células doentes em tecidos que hoje não são facilmente alcançadas pela quimioterapia.

 

“O câncer é o segundo maior causador de mortes em Guarulhos”, destacou Almeida. O prefeito disse que a unidade será também utilizada em outras cidades da região, reduzindo o desgaste provocado pelas viagens em meio ao tratamento.

 

Almeida lembrou que a implantação do centro oncológico foi um pedido do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) durante a elaboração da Agenda Metropolitana, em 2012. “Espero que muitas vidas sejam salvas por meio dos equipamentos e da reconhecida dedicação de todos os funcionários do HGG”, completou o prefeito.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos