Oficina de artes beneficia usuários de Saúde Mental

0
338

 

A Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, promove nesta terça-feira (25), das 13h15 às 16 horas, uma oficina de pintura e ilustrações para usuários dos  Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e seus familiares. Realizada na Escola SUS, a atividade tem por objetivo sensibilizar a criação e produção estética, estimulando a participação das pessoas atendidas pelos serviços de saúde mental no 8º Prêmio Arthur Bispo do Rosário 2017/2018.

 

saude-mental-guarulhos
Objetivo da oficina é sensibilizar a criação e produção estética. Foto: Sidnei Barros

 

Organizado pelo Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região – CRP 06, o prêmio é voltado aos artistas usuários de serviços de saúde mental, que residem no Estado de São Paulo, sendo que cada um poderá participar com até duas obras em cada uma das cinco categorias: Esculturas/Instalações, Pinturas/Ilustrações, Fotografias, Vídeos e Literatura (Poesias, Contos, Crônicas e Textos).

 

O prêmio visa homenagear o artista Arthur Bispo do Rosário que, mesmo em condições adversas, tornou-se referência para o mundo das artes. De origem sergipana, ele foi internado no dia 25 de janeiro de 1939 na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Viveu cinco décadas trancafiado. Negro, solteiro, sem parentes, sem profissão e com antecedentes criminais, foi diagnosticado com esquizofrenia paranóide.

 

Mesmo interno, Bispo do Rosário produzia mantos e estandartes, bordados e miniaturas recobertos por fio azul, que obtinha desfiando o uniforme usado pelos internos. No início dos anos 60, morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção. Durante os 25 anos ininterruptos em que passou sem sair do manicômio produziu 804 obras.  Considerado um artista de vanguarda, criador de objetos tridimensionais e precursor do que viria se chamar instalação, suas obras já foram expostas em grandes museus do Brasil e do mundo.

 

A Escola SUS fica na rua Gilberto Dini nº 318, no Bom Clima. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06. Telefones: 11 3065.9456 (Jeferson), ou 11 3061.9494 ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357. E-mail: [email protected].