Oficina com serpentes leva mais de 800 pessoas ao Zoo de Guarulhos

0
347

 

A oficina “Mão na Cobra – Aprender para Preservar” continua fazendo sucesso no Zoológico Municipal de Guarulhos, Jardim Rosa de França. Na última sexta-feira (26), separadas em diversas turmas, mais de 800 pessoas participaram da atividade que teve várias edições durante o dia e, como não poderia deixar de ser, contou com a presença da jibóia Raul e também de Bonnie, uma cobra do milho norte-americana.

 

serpentes-guarulhos (1)
Foto: Sidney Barros / PMG

 

Após explicações sobre a origem, comportamento e hábitos de vida das serpentes, ambas não venenosas, o ponto alto da oficina é o momento de tocar as cobras. O clima de apreensão logo dá lugar à empolgação assim que o primeiro da turma toma coragem, daí o difícil é segurar a empolgação da garotada fascinada com a oportunidade de chegar tão perto de um animal que tem forte presença no imaginário popular.

 

“Tentamos desmistificar a imagem negativa que as serpentes ainda têm na mente das pessoas devido a lendas que atravessam gerações ou pelo modo quase sempre fantasioso como são retratadas pelo cinema. É importante que as pessoas entendam que as cobras não são monstros, têm um importante papel no equilíbrio do meio-ambiente e que, como qualquer outro animal, merecem ser respeitadas e preservadas”, explica a bióloga Flavia Queiroga.

 

serpentes-guarulhos (2)
Foto: Sidney Barros / PMG

 

Raul, que ainda é pequeno em relação um macho adulto da espécie que pode chegar a 4 metros de comprimento, é um dos quatro filhotes de jibóia que foram encontrados abandonados dentro de uma trouxinha de pano em uma rua da cidade há cerca de dois anos, e então levados ao zoo que os acolheu.

 

E aí, criou coragem para participar? A próxima oficina “Mão na Cobra – Aprender para Preservar” já tem data. É nesta quarta-feira, dia 1º, em duas edições: às 9 e às 13h30. A participação é livre, porém grupos devem agendar com antecedência por telefone (2455-6497) ou email: [email protected]

 

Serviço

 

O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França.

 

Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h

Entrada franca