Nível da água baixa no Lago dos Patos

0
718

 

A vida biológica no Lago dos Patos pode estar ameaçada por causa da seca e falta de chuva que atinge Guarulhos. O baixo nível da água coloca em risco a vida de peixes, tartarugas, anfíbios e aves que habitam o local.

Os moradores e freqüentadores do local considerado um dos maiores pontos turísticos da cidade estão preocupados com a situação do lago.

lago-dos-patos-guarulhos

“Esse tempo não afeta apenas nós cidadãos, mas também as outras espécies de seres vivos. Claro que precisamos nos preocupar primeiramente com os humanos, mas não podemos fechar os olhos para as outras espécies. Eles também sofrem e já estão sentido a diferença”, destaca a professora Maria Lúcia Morais, 52 anos.

“O nível da água baixou demais. Ao menos dois metros. E os bichos já sentem. Peixes já morreram e as tartarugas se mostram inquietas. É complicado, mas algo precisa ser feito”, comenta o auxiliar de enfermagem Carlos Alberto Marques de Gonzaga, 31 anos.

O vendedor autônomo Luciano Moreira, 37 anos, também solta um alerta. “Em breve, bem pedalinho vai poder ser usado aqui. E esse lago vai virar um poço. Mesmo com a falta de água, será que não dava pra fazer nada? Afinal, este é um dos lugares mais bonitos da nossa cidade”, comenta.

Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Meio Ambiente não se manifestou sobre a situação do local e se existe algum projeto para o remanejamento dos animais do Lago.

 

Fonte: Guarulhos Hoje