Não caia em falsas promessas de emagrecimento

0
336

 

Quem não quer ter um corpo em forma e sentir-se bem com suas medidas? Para isso, muitas pessoas submetem-se a rigorosas receitas que prometem o corpo ideal em poucos dias de sacrifício. Encontrá-las é simples, basta fazer uma busca na internet e terá uma variedade de fórmulas ditas milagrosas.

 

promessas-emagrecimento

 

No entanto, a nutricionista da Universidade UNG, Jéssica Amorim, adverte: “não há milagre, o que existe é uma reeducação alimentar. As pessoas tendem a procurar caminhos mais fáceis para emagrecer, mas esquecem-se que tudo que vem fácil pode ir fácil também. Além de trazer prejuízos incalculáveis”.

 

Muitas vezes, essas dietas populares são constituídas a base de shakes, chás e sopas e possuem um baixo nível nutricional por contarem com pouquíssimos ingredientes em suas receitas. Dessa forma, esses alimentos não suprem os nutrientes e as vitaminas exigidas pelas atividades diárias do metabolismo, comprometendo a saúde de quem as segue.

 

A nutricionista explica que as dietas devem ser apresentadas por um profissional, para que ele possa analisar a individualidade de cada ser. “Ao escolher a dieta da amiga ou a receita da moda, você utiliza algo que não foi feito para você, que não leva em consideração suas escolhas, hábitos e objetivos. Com isso, não conseguirá seguir por muito tempo”, menciona Amorim. Em algumas situações, a pessoa consegue emagrecer, mas o resultado não costuma ser permanente e ela poderá voltar ao peso inicial ou até mesmo ganhar alguns quilos extras.

 

A especialista atenta para outros problemas que podem ocorrer sem a supervisão de um nutricionista. Se não usar a receita adequada, é possível perder massa magra ao invés de gordura. O metabolismo pode diminuir seu ritmo e trazer à tona doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão. Além de tudo isso, pode causar, também, deficiência de macronutrientes, vitaminas e minerais.

 

Em casos mais sérios, a falta de orientação de um profissional competente pode gerar compulsões alimentares e, ainda, abalos psicológicos ao forçar novos costumes, pois a alimentação está diretamente associada ao prazer. “Faz-se necessário que as pessoas tenham a consciência de que emagrecer será consequência de uma série de fatores, incluindo novos hábitos recomendados por um profissional capacitado. Somente assim, o processo de emagrecimento se manterá de forma saudável”, afirma Amorim.

 

Tendo em vista todo esse contexto, a Clínica de Nutrição da Universidade UNG oferece orientações alimentares para público de todas as idades. Os interessados em obter essa assistência devem se dirigir ao Prédio I do campus Guarulhos, no Centro, e se inscrever presencialmente, das 9h às 12h e das 16h às 19h, e apresentar apenas RG. As vagas são limitadas e os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e das 15h às 21h.

 

SERVIÇO

 

Clínica de Nutrição da Universidade UNG 

 

Endereço: Prédio I, campus Guarulhos | Praça Tereza Cristina, 88 – Centro, Guarulhos/SP

Atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e das 15h às 21h

Inscrição: Presencial, das 9h às 12h e das 16h às 19h. Apresentar apenas RG. Vagas limitadas

Mais informações: (11) 2464-1738