Mutirão de revitalização do Parque Julio Fracalanza

0
465

 

A Prefeitura de Guarulhos promoveu no último domingo (14), ação de revitalização do Centro Municipal de Educação Parque Júlio Fracalanza, na Vila Augusta. Moradores da região e arredores compareceram para ajudar com muita disposição e alegria, na pintura, roçamento da grama, entre outras tarefas.

 

Fracalanza-no-guti (1)

 

Um dos mais animados foi Claudionor Alves da Cunha, psicólogo e cientista social que, junto com a família e amigos, ajudou a pintar as guias do local: “Além de todo esse trabalho de revitalização visual, essa ação é importante porque faz as pessoas interagirem, desperta a necessidade que elas têm de cuidar do que é delas e as tornam responsáveis por ocupar conscientemente os espaços públicos”, disse Claudionor.

 

A diretora de escola Lucia Helena Palazzin também participou do mutirão. “As pessoas estão mais conscientes, começam a cuidar da sua rua, da praça perto de suas casas, e se cada um fizer a sua parte, logo vamos transformar toda a cidade”, observou Lúcia.

 

O prefeito Guti e o secretário de Educação Alexandre Zeitune também participaram do mutirão, ocasião em que aproveitaram para conhecer os equipamentos e brinquedos adaptados da Cidade Mirim Ayrton Senna, além das máquinas utilizadas pela Proguaru para limpeza e conservação de toda a cidade.

 

“Vamos fazer funcionar o que a cidade tem, esse é o primeiro passo”, observou Guti, enquanto cumpria o percurso do circuito de bicicleta, em companhia do Coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Toninho Messias.

 

Para Zeitune, é importante destacar a importância de ações como a que levou os munícipes ao Fracalanza em um domingo ensolarado. “Essa parceria com a sociedade civil organizada e empresários é uma parceria republicana, na qual quem ganha em qualidade de vida é a população”, afirmou.

 

Além do circuito realizado com bicicletas, e que simula algumas das principais regras de trânsito, o parque tem bicicletas para empréstimo, comuns e adaptadas para deficientes físicos.

 

Biblioteca José Mignela é reinaugurada

 

O encontro do Prefeito Guti com os munícipes no Fracalanza foi marcado também pela reinauguração da Biblioteca José Mignela, que desde 2012 vinha funcionando na E.P.G. Evanira Vieira Romão, unidade escolar que fica ao lado do parque, o que restringia o acesso dos munícipes ao acervo.

 

Fracalanza-no-guti (2)

 

“Estamos atendendo a uma demanda da população e reinstalando a biblioteca no seu local de origem. Apesar de o espaço ainda não ser definitivo, a população já vai poder usá-lo, inclusive a internet”, destaca Vicente Vasconcelos, coordenador do Centro Municipal de Educação Parque Julio Fracalanza.

 

Usuária da biblioteca desde a época de sua inauguração, Gedalva Lopes comemora o retorno do espaço. “Era isso que nós queríamos, que a biblioteca voltasse para cá porque as pessoas precisam dos livros ao alcance com facilidade”.

 

Serviço

 

Parque Municipal Julio Fracalanza

 

Rua Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta

Funciona diariamente das 6 às 19 horas. Tel.: 2422-4270.

 

Serviço

 

A Biblioteca José Mignela

 

Rua Joaquim Miranda,471 – Vila Augusta

Funcionamento: de segunda a sexta: das 8h às 17h.