Mortes por acidente de trânsito aumenta em Guarulhos

0
304

 

O número de mortes que aconteceram em Guarulhos, em decorrência de acidentes de transitou, aumentou em mais de 13% no ano passado, em comparação com 2013. Ao todo foram 100 vítimas fatais em acidentes em 2014, contra 88 no ano anterior. Já em 2012, o número foi mais alto do que no ano seguinte, com 97 mortes, mas não supera a quantidade do ano passado.

Dos 100 casos registrados em 2014, duas foram vítimas em homicídio doloso por acidente de trânsito, que é quando existe a intenção de matar, enquanto 98 foram culposos, quando não existe a intenção. Em 2013 foram três casos dolosos e 85 culposos, enquanto em 2012 todos os 97 casos foram homicídios culposos.

 

acidente-guarulhos

Um dos motivadores do alto número de acidentes de trânsito e das mortes decorrentes é o consumo de álcool combinado com a direção. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostra que aproximadamente um quarto dos brasileiros que dirige insiste em desobedecer à lei e colocar a vida em risco. Segundo a pesquisa, 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica.

Ainda conforme o levantamento, o brasileiro costuma exagerar, pois 13,7& do total dos entrevistados bebeu álcool de forma abusiva nos últimos 30 dias, o que representa a ingestão de quatro ou mais doses para mulheres e cinco ou mais doses para homens, em uma única ocasião. Entre os homens o índice chega a 21,6%, enquanto essa proporção no público feminino foi de 6,6%.

Desde a criação da Lei Seca, foi reduzido a zero o consumo de álcool para quem vai dirigir. O motorista que tiver qualquer vestígio de ingestão de bebida alcoólica pode ser multado em R$ 1.915 e ter a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por 12 meses, além da retenção do veículo até a chegada de um condutor habilitado. Dependendo do grau de concentração de álcool no sangue, o condutor pode até ser punido com detenção e perder o direito de dirigir.

 

Fonte: Guarulhos Hoje