Moradores denunciam uso de drogas próximo às escolas

0
608

Moradores reclamam de jovens que usam drogas de dia e próximo às escolas. Segundo uma mulher que não quer ter seu nome revelado, o problema acontece quase diariamente. “Todos os dias são 15 jovens vendendo e consumindo drogas na viela em frente ao portão da escola, com ocorrência no período da manhã até às 23h. Não saímos mais com celulares na rua, nos sentimos coagidos”, comentou a moradora do bairro Cidade Seródio, que mora próximo à escola estadual Carmina Mendes.

drogas-escola-guarulhosFoto: Ivanildo Porto

Outro caso semelhante acontece no Recreio São Jorge. A quadra da escola municipal Faustino Ramalho é usada por usuários de drogas. O espaço, que deveria ser utilizado pelas crianças, virou ponto de encontro de jovens de toda a região, que, em plena luz do dia, se agrupam para consumir todos os tipos de substâncias.

“O fluxo é muito grande, principalmente após as 13h, quando eles saem do colégio”, relatou a motorista de transporte escolar Joana das Neves, de 45 anos. A condutora se mostra indignada com o fato. “São todos os dias, a qualquer horário, e praticamente na frente das crianças, é um absurdo isso”, desabafou.

Diretoria Regional de Ensino de Guarulhos ressalta que o processo educativo e de prevenção ao uso de drogas exige várias frentes de atuação, incluindo a participação da comunidade e da polícia. A pasta informa ainda que o monitoramento do entorno da unidade é feito em parceria com a polícia e com a atuação da Ronda Escolar e que não há nenhum caso deste tipo na escola Carmina Mendes.

Em nota a Polícia Militar informou que a 1ª Cia do 31º Batalhão está em contato com a direção da escola para readequar a ronda escolar quanto aos horários e estratégia de distribuição das equipes. Também são realizadas operações para combater o tráfico de drogas na região pelas polícias. Essas ações resultaram em 43 flagrantes de tráfico de entorpecentes na região, além de 413 prisões em flagrante.

Reportagem: Gustavo Druzian

Fonte: Guarulhos Hoje