Monotrilho chegará em Guarulhos

0
492

Reunião entre representantes do poder público da cidade de santo André, na Região do ABC paulista, deve definir nesta terça-feira (2) o local de uma futura estação da Linha 10-Turquesa, que liga o Brás, região central da capital até o município de Rio Grande da Serra.

 

Segundo o próprio prefeito da cidade, Carlos Grana, será instalado no Atrium Shopping: “Já temos o projeto básico, em parceria com a CPTM, e vamos dar mais um passo. Posso garantir que vamos ter a nova estação e que será uma das maiores da linha”, afirmou.

 

A nova parada que deve ser nas proximidades da antiga parada Pirelli, e vai abrigar uma futura ligação entre Santo André e Guarulhos. Publicação do jornal “Diário Regional” aponta que o modal escolhido será um monotrilho.

monotrilho-guarulhos

Conhecida como linha 14-Ônix, o ramal será operado pela CPTM, e ainda não possui nenhuma confirmação oficial quanto ao tipo de modal que servirá este novo ramal, apesar da menção na reportagem. Em 2012, falava-se em implantar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no eixo entre as duas cidades.

 

Serão 23 estações, partindo da futura (antiga) estação Pirelli, cruzando outras linhas da rede metroferroviária. Será possível realizar integração com as estações Sapopemba da Linha 15-Prata, cruzar com a Linha 6-Laranja, depois chegando a Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, Linha 21-Grafite, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira. O Ponto final será na futura estação São João, onde o ramal se encontra com a Linha 13-Jade da CPTM.

 

A nova ligação vai passar pelas avenidas André Ramalho, Jorge Beretta e das Nações. Depois, segue para São Paulo, passando por regiões, como o Jardim Guarani, Cidade A.E. Carvalho e avenida São Miguel. As estações em Guarulhos ficarão próximas às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Além da estação Pirelli, Santo André terá as estações Avenida dos Estados, Vila Curuçá, Cidade dos Meninos e Oratório.

 

Fonte: Via Trolebus