Ministério da Saúde decide encerrar unidades próprias da Farmácia Popular

0
356

 

Por decisão do Ministério da Saúde, a Farmácia Popular do Brasil, localizada à rua João Gonçalves (Centro), terá suas atividades encerradas até o final do mês de junho. A medida, que anuncia o fim do repasse financeiro para a manutenção das unidades próprias, é válida para todos os estabelecimentos do país. O comunicado oficial foi feito por meio do Ofício Circular Ministerial nº 7/2017.

 

farmacia-popular-guarulhos

Em contrapartida, o Ministério da Saúde promete ampliar os recursos destinados a estados e municípios para a compra dos medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica, que são destinados às doenças mais prevalentes e prioritárias da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde). Em Guarulhos, com o acréscimo do repasse a Secretaria de Saúde pretende fortalecer o estoque das farmácias da rede.

Além de aumentar o repasse financeiro em R$ 0,48 por habitante a estados e municípios, o Ministério da Saúde também pretende dar continuidade ao Programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, que funciona mediante o credenciamento da rede privada de farmácias e drogarias comerciais, onde a população também tem acesso a medicamentos gratuitos ou com descontos que variam de 50 a 90%.

 

Farmácias conveniadas

A iniciativa “Aqui Tem Farmácia Popular” existe desde 2006 como uma expansão do Programa Farmácia Popular do Brasil. É desenvolvida por meio de parceria entre o governo federal e o setor privado varejista farmacêutico, com o objetivo de ampliar a oferta de medicamentos gratuitos, bem como levar o benefício da aquisição de remédios essenciais a baixo custo a mais lugares e mais pessoas.

Guarulhos conta atualmente com 123 farmácias conveniadas. Confira no link a seguir http://portalsaude.saude.gov.br/, acessando programa farmácia popular e, em seguida, área da farmácia.