Metrô em Guarulhos agora só em 2020

0
453

 

Uma revisão do cronograma de entrega das obras de expansão do Metrô deve adiar em dois anos a entrega do meio de transporte em Guarulhos. Inicialmente prevista para 2018, a chegada da linha verde a cidade, que ligará a Vila Madalena a uma estação próxima ao Internacional Shopping, passando pela região da Paulista e bairros da zona leste da capital, ficou para 2020.

O Metrô credita os riscos de atraso à crise que atinge todo o país, que pode afetar a arrecadação de imposto, e aos reflexos da operação Lava Jato, pois 90% das construtoras que atendem a empresa foram citadas. Caso elas sejam condenadas, terão problemas para se financiar, o que deve comprometer os prazos.

 

pinoquio-alckmin

Ao todo, sete linhas do Metrô estão em construção ou ampliação, ao mesmo tempo. As obras de ampliação da linha amarela estão paradas e em renegociação, enquanto as da linha verde ainda aguardam início, assim como o início da construção da linha bronze. Já nas linhas laranja, lilás, prata e ouro as obras estão em andamento. O governo culpa o consórcio Isolux Córsan-Corviam pela paralisação da linha verde, e para que seja feita a recisão do contrato, é preciso aguardar parecer do Banco Mundial, um dos financiadores.

Outro motivo do atraso no cronograma é a troca de comando da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que ocorreu em janeiro deste ano. Cláudio Pelissioni assumiu o cargo, mas o presidente do Metrô ainda não foi definido. Em muitas das futuras estações onde as obras estão paradas, é possível ver trabalhadores parados, sem ter o que fazer.

 

Fonte: Guarulhos Hoje