MEC ratifica nome de instituição que trará curso de Medicina a Guarulhos

0
569

A chegada de um curso de Medicina em Guarulhos está cada vez mais próxima. Nesta terça-feira, dia 27, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União (DOU) a lista das instituições autorizadas a oferecer novas vagas em 37 municípios do País. A partir de agora, as mantenedoras selecionadas têm prazo de três a 18 meses para colocar os cursos em funcionamento, conforme a portaria publicada pelo MEC, de número 545.

O processo de abertura de novos cursos havia sido suspenso por quase um ano, por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que acatou representação contra o resultado preliminar do edital 06/2014. Depois de atuação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), os ministros do tribunal votaram pela liberação do edital.

Na cidade de Guarulhos, a instituição autorizada a oferecer os cursos de Medicina é a Associação Educacional Nove de Julho. “A publicação do edital mostra que o sonho de uma faculdade de Medicina no município está muito próximo. Vai ser muito importante tanto para o guarulhense que pretende fazer o curso quanto para a cidade, que poderá ser beneficiada com a oferta de mais profissionais para cuidar da saúde da população”, afirma o prefeito Sebastião Almeida.

Histórico

A abertura de novos cursos é parte de um processo iniciado em 2013 pela Frente Nacional de Prefeitos, com a campanha “Cadê o Médico”, expondo a carência de profissionais de saúde principalmente no interior do país e nas periferias. Essa ação culminou na criação do programa Mais Médicos, que levou aos municípios do país mais de 18 mil médicos, a maior parte vinda de outros países. Guarulhos foi contemplado com 52 profissionais. Em sua segunda fase, o programa Mais Médicos tem como premissa a criação de novos cursos de Medicina, com abertura de 11,5 mil vagas até 2017.