Mais de 2.700 atendimentos é o saldo da abertura de oito UBS neste sábado

0
1715

 

Um total de 883 consultas médicas e 143 odontológicas; 264 exames de prevenção do colo de útero coletados; 192 testes rápidos realizados; 552 atualizações efetuadas, sendo 174 do Programa Bolsa Família e 378 de cadastro E-SUS; 406 atendimentos na farmácia e 336 vacinas aplicadas. Esse foi o saldo da abertura de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste sábado (6): Vila Fátima, Jardim Vila Galvão, Primavera, Carmela, Soberana Marcos Freire, Nova Cumbica e Vila Galvão.

 

Guti conversa com o secretário José Sérgio Iglesias, na UBS Vila Galvão

 

A iniciativa, que integra o pacote emergencial Saúde Agora, anunciado pelo prefeito no último dia 3, terá continuidade nos dias 20 e 27 de maio, 03, 10, 17 e 24 de junho, 1º, 08 e 15 de julho, com a abertura de outras unidades, sendo duas em cada região da cidade. O prefeito Guti, o secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias, e a adjunta Graciane Dias Figueiredo acompanharam a ação na UBS Vila Galvão e conversaram com as pessoas que procuraram o serviço, bem como com os profissionais de saúde da unidade.

 

visita-ubs-guti (2)
Guti fez questão de conversar com as pessoas na UBS

 

As pessoas só tinham elogio para a iniciativa de abrir algumas UBS aos sábados.  “O atendimento foi ótimo, gostei do médico, muito atencioso”, elogiou Lenaldo José dos Santos, que passou em consulta na UBS Carmela. Outra que saiu feliz da mesma unidade foi a dona de casa Dejanira Aparecida dos Santos. “Nota mil. Fiquei muito feliz, fui bem atendida, fiz Papanicolau (exame de prevenção do colo de útero) e estou muito satisfeita”, disse.

 

Atendimento

 

Para o atendimento aos sábados, as UBS contam com três médicos, sendo um clínico geral, um pediatra e um ginecologista, ou três generalistas naquelas que atuam com Estratégia Saúde da Família, onde também trabalha um agente comunitário de saúde por equipe. Além disso, são dois enfermeiros, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, quatro auxiliares de enfermagem, quatro atendentes SUS e um funcionário operacional para atender a demanda.

 

O secretário José Sergio Iglesias ao lado de profissionais da Saúde

São oferecidas consultas médicas, coleta de Papanicolau, testes rápido para detecção do HIV e sífilis, atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família. Além disso, são desenvolvidas ações educativas, regularizadas questões administrativas e outras forem necessárias.