Juventude promove campanha “Amigo, estou aqui”

0
199

 

No Brasil, o Dia do Amigo é comemorado em 20 de julho. Mas para a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Assuntos Difusos e da Subsecretaria da Juventude, a data deve ser lembrada em todos os momentos. Iniciada na semana passada, a campanha de valorização da amizade consiste em entregar um cartão de cor verde e uma pulseira (fita) amarela, com a inscrição “Amigo, estou aqui”. Foram confeccionados 1.000 conjuntos desse material para a distribuição em escolas e locais públicos até o final deste mês.

 

amigo-estou-aqui
Cartão e fita para a campanha de valorização da amizade

 

Segundo a responsável pela criação da campanha, a psicóloga Maria Gabriela Abreu San Martin, que atua na Subsecretaria da Juventude, o objetivo é conscientizar o jovem que a depressão é assunto sério e que sempre existe um amigo que possa estar precisando dele. “Às vezes, uma conversa pode mudar tudo. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos – isso corresponde a cerca de 800 mil ocorrências anuais. A Vida é o maior tesouro que nos foi concedido”, afirmou.

 

“Atualmente os casos de depressão têm aumentado muito, especialmente com o surgimento da ‘Baleia Azul’ nas redes sociais, e da série de TV ‘13 Reasons Why’, que aborda o tema do suicídio. Nós resolvemos focar no Dia do Amigo, pois acreditamos que falar diretamente sobre esse assunto pode influenciar positivamente os jovens”, concluiu Maria Gabriela.

 

A Organização Mundial de Saúde considera o suicídio um complexo problema de Saúde Pública, apontando o número de 90% dos casos como tratáveis, e que todos podem ajudar a fazer algo em favor da vida daqueles que estão em risco.

 

Fundado em São Paulo no ano de 1962, o CVV — Centro de Valorização da Vida presta serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. A cada ano, são realizados mais de um milhão de atendimentos por cerca de 2 mil voluntários em 18 estados da Federação. Esses contatos são feitos principalmente pelo fone 141 (24 horas) ou pelo site www.cvv.org.br

 

Dia do Amigo

A data foi criada na Argentina pelo médico Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o objetivo de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava o fato histórico como “um feito que demonstra que, se o homem se unir aos seus semelhantes, jamais haverá objetivos impossíveis”.

 

No Brasil, Uruguai, Argentina e Moçambique o dia mais utilizado para essa celebração é 20 de julho. No entanto, em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas orientou todos os países membros para comemorarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.