Jornalistas e Comunicadores de Guarulhos manifestam-se contra informações privilegiadas

0
389

 

Responsáveis por veículos de comunicação de Guarulhos enviaram à Subsecretaria de Comunicação manifesto contra o uso de informações privilegiadas pelo jornalista Ernesto Zanon, que, simultaneamente, exerce cargo comissionado na administração municipal e a função de editor no portal de notícias Guarulhosweb. Até recentemente, ele exerceu, com competência, o comando da Comunicação do Saae. No dia 29, foi nomeado diretor de Departamento na Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura.

 

 

Segue a íntegra do texto e, ao final, os nomes dos signatários:

 

“Manifestação dos responsáveis por veículos de comunicação de Guarulhos, contra informações privilegiadas.

 

Nós, responsáveis por veículos de comunicação de Guarulhos, vimos a público expressar nosso repúdio à utilização de informações privilegiadas por detentor de cargo comissionado, em detrimento dos veículos de comunicação que representamos.

 

Se nada há na legislação que impeça que um jornalista possa simultaneamente exercer função de direção na administração pública e em órgãos da imprensa local, entendemos que, em nome da isonomia e da impessoalidade, deve o mesmo abster-se de postar ou publicar atos da Administração antes que sejam as informações disponibilizadas a todos os demais veículos.

 

Por exemplo, discordamos de as recentes alterações na equipe de governo não terem sido comunicadas por e-mail aos veículos de comunicação da cidade, enquanto o portal que tem como editor o jornalista nomeado diretor de departamento no mesmo Diário Oficial já tinha noticiado as mudanças no secretariado.

Queremos deixar claro que nada temos contra a escolha do profissional para referido cargo, eis que o julgamos capacitado para a função.

 

Porém, por se tratar do departamento encarregado de manter a interatividade com os órgãos de comunicação, entendemos inaceitável o uso de informações privilegiadas, pois referida prática pode passar a impressão de que a gestão municipal nutre preferência por um veículo em detrimento dos demais, o que não coaduna com os bons princípios da administração pública.”

 

Valdir Carleto

Portal Click Guarulhos
e Revista Weekend

 

Pedro Notaro

Programa Radar de Notícias

 

Maurício Siqueira

TV Destaque

 

Luciano Maciel

Grupo Mídia Guarulhos

 

Roberto Samuel

Tribuna Livre

 

Fonte: Click Guarulhos