João do Pulo está abandonado

1
536

 

Reconhecido como um dos melhores complexos esportivos de Guarulhos, por ter ginásio, campo de futebol, quadras de futsal, piscina olímpica e espaço social, o Centro Social Esportivo (CSE) João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, no Bela Vista está abandonado.

 

No início de 2012, a Prefeitura gastou quase 2 milhões para a reforma do local, em cobertura e pintura do ginásio, além de troca de pisos, azulejos e janelas do espaço social, segundo reportagem publicada pela Folha Metropolitana no dia 6 de janeiro de 2013. Depois disso, nunca mais foi utilizado.

 

O local tem sido alvo de reclamações de moradores da região, que alegam não ter segurança e ser utilizado por usuários de drogas. “Não ficamos em paz aqui. Por não haver segurança e ser aberto, a ‘molecada’ faz o que quer aqui dentro, quando escurece”, reclamou a química Rosângela Messias Santos. Ela frequenta o complexo três vezes por semana para levar a filha para praticar natação, a única modalidade em funcionamento.

 

Na última semana, a reportagem da Folha Metropolitana visitou o complexo e encontrou pinos de cocaína e preservativos usados. Além disso, apurou que o espaço social está depredado, com portas e janelas quebradas, pichações e muito sujeira.

 

“Antes era muito bom. Tinha aulas de ballet, artes marciais e agora está abandonado. Trazemos as crianças para a natação e ficamos a toa. Poderiam colocar também um curso para as mães ou dar outra utilidade para esse lugar”, afirmou a estudante Valéria Prates Oliveira.

 

Ginásio está interditado há dois anos

 

Utilizado para receber jogos de futsal das ligas de Guarulhos, competições das Olimpíadas Colegiais Guarulhos (OCG), campeonatos de artes marciais e jogos de basquete, o ginásio foi interditado em janeiro de 2013 para reforma.

 

joao-do-pulo-guarulhos

 

Não houve a reinauguração, prevista para o dia 29 de novembro daquele ano, pois foi descoberto um vazão no solo da quadra. O lençol freático está muito próximo ao nível do piso, o que exigiu alterações no projeto original da reforma.

 

A reportagem não encontrou homens trabalhando para solucionar o problema no local, portanto as obras estão paradas e os guarulhenses continuam sem o ginásio, por tempo indeterminado.

 

Promessa para virar CEU

 

No dia 3 de julho de 2014, o prefeito Sebastião Almeida (PT), informou que o complexo viraria um Centro de Educação Unificado (CEU), mas até o momento, nove meses depois, mais nada foi comentado.

 

Prefeitura não responde reportagem

 

Procurada para responder as questões de abandono, falta de segurança e promessa para virar um CEU, as Secretarias de Comunicação, Esportes e Educação não responderam a reportagem.

 

Fonte: Folha Metropolitana