Jardim Santa Paula ganha UBS

0
1393

 

A 69ª Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade foi inaugurada nesta segunda-feira (22) no Jardim Santa Paula. Instalada na rua Maria Rosa de Campos nº 156, a mais nova UBS do município ganhou o nome do médico pediatra Roberto Shuiti Kuchiishi Yozo, falecido em novembro passado. Yozo trabalhou por mais de 20 anos na rede municipal de Saúde, participou de marcos importantes da história do SUS e contribuiu para a melhoria da saúde pública na cidade.

 

“A melhor maneira de homenagear uma pessoa que passou a vida toda cuidando da saúde dos outros é inaugurando uma unidade de Saúde com seu nome”, disse o prefeito Sebastião Almeida durante a cerimônia de inauguração. Para o prefeito, a entrega dessa UBS vai melhorar a assistência não somente no Jardim Santa Paula, como também na Ponte Alta.

 

 

Aproximadamente 16 mil moradores da região serão beneficiados com a entrega dessa unidade. A partir de agora, eles não precisarão mais se deslocar até o bairro da Ponte Alta para buscar atendimento, o que contribuirá também para adequar a demanda desta UBS, que vinha trabalhando no limite de sua capacidade.  “É um marco muito importante dar início às atividades nesta UBS e é com muito carinho que fazemos essa homenagem ao nosso querido amigo Yozo”, discursou a médica Teresa Pinho, secretária adjunta de Saúde.

 

A secretária adjunta anunciou que até o final de sua gestão pretende dar início às obras de construção de uma sede própria para a UBS Santa Paula, uma vez que a unidade começa a funcionar nesta terça-feira (23) em imóvel locado. “Já temos um terreno reservado e graças a uma Emenda Parlamentar da deputada federal Janete Pietá, o município receberá R$ 800 mil para a obra”, disse

 

Saúde da Família

 

A nova Unidade Básica de Saúde atuará com a Estratégia Saúde da Família e contará com quatro equipes, sendo quatro médicos, quatro enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem e 21 agentes comunitários de saúde, mais pessoal administrativo. “Nosso objetivo é prestar atendimento de qualidade e humanizado a nossa população”, destacou a gerente da UBS Santa Paula, Sueli Correia de Brito.

 

Com 352 metros quadrados de área útil, a nova unidade terá dois consultórios multiprofissionais, um consultório de ginecologia, três consultórios clínicos, farmácia, além de salas específicas para procedimentos de enfermagem, de vacina, para coleta de exames, de inalação e de curativos. O atendimento ao público será todo concentrado no térreo. No andar superior ficará o setor administrativo: gerência, sala de agentes, duas salas para atividades coletivas, copa e cozinha.

 

Já no subsolo funcionará o almoxarifado de insumos e o estoque de medicamentos, além do Centro de Materiais Esterilizados Simplificado e o estacionamento, com 16 vagas de garagem. Presente na solenidade, a viúva do homenageado, a médica Aparecida Yozo, acompanhada dos filhos Marcelo e Tatiana, parabenizou a atual gestão pela preocupação com a saúde da população.

 

Aparecida Yozo foi presenteada pela médica Maria Letícia Ataíde Braz Vargas, diretora da Região de Saúde São João/Bonsucesso, com uma orquídea de espécie rara. “Escolhi essa flor porque ela representa a raridade que foi o médico Yozo para nós, profissional que sempre trabalhou com dignidade, respeito ao próximo e sabedoria”, explicou.

 

A obra de readequação do imóvel para implantação da UBS Santa Paula teve início em outubro passado pelo setor de Infraestrutura da Secretaria de Saúde. Para agilizar os trabalhos, os profissionais de arquitetura e engenharia optaram pela construção das divisórias internas em Dry Wall, dentro do que preconiza as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos