Irregularidades em área da Klabin

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Operação de fiscalização realizada pela Prefeitura nesta sexta-feira, dia 27, constatou irregularidades em uma área com mais de 1 milhão de m². No terreno, localizado no km 219 da Rodovia Presidente Dutra, na Várzea do Palácio, está ocorrendo terraplanagem.

 

O intenso fluxo de caminhões carregados com terra e entulho, cujo destino é a área pertencente à Klabin Irmãos e Cia, tem causado danos ao pavimento de vias, lama e muita poeira. Comerciantes, cidadãos que circulam pela região e utilizam um ponto de ônibus próximo ao local, além de funcionários e clientes de um posto de combustível ao lado do terreno, reclamam principalmente do excesso de poeira.

 

 

A ação envolveu as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (SDU), Serviços Públicos (SSP), Transportes e Trânsito (STT) e Guarda Civil Municipal (GCM). Após constatar os problemas, a SDU emitiu multa, devido aos impactos causados no asfalto. A negligência no transporte dos resíduos tem gerado acúmulo de sujeira na pista e a deformação do asfalto.

 

A SDU também notificou os responsáveis a promoverem a limpeza e recuperação do pavimento, desobstrução do passeio, construção de 320 metros de calçada e murar o entorno do terreno. Os caminhões que acessarem a área, ao deixarem o local, devem passar por uma valeta com água, de maneira que a lavagem dos pneus não acentue a poeira e evite sujeira na pista.

 

A Secretaria de Serviços Públicos emitiu notificações solicitando o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além disso, todo caminhão utilizado na terraplanagem precisa ter o Certificado de Transporte de Resíduos. A documentação garante um controle maior sobre os materiais que são despejados no local, evitando que materiais proibidos sejam descartados de maneira irregular. É preciso ter um controle mínimo sobre de onde vem, para onde vai e o que está sendo descarregado no terreno.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos