Inadimplência de guarulhenses sobe

0
417

A inadimplência das famílias guarulhenses subiu 4,5% em agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2015. Segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), entretanto, na avaliação mensal (contra o mês anterior), o município registrou uma queda de 0,8%.

inadimplencia-guarulhos Foto: Ivanildo Porto

O economista Yan Cattani conta que os números não são alarmantes, mas que já demandam de atenção. “Guarulhos está um pouco abaixo da média nacional, o que não chega a ser preocupante, porém o sinal de alerta foi ligado”, comentou. Cattani diz que na há uma razão específica para a situação. “Fatores ligados ao comércio local podem influenciar, assim como o fato do cenário nacional como um todo”.

Já o indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou crescimento de 3,6% no acumulado do ano. Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, o indicador caiu 8,4%, e na avaliação mensal houve aumento de 1,2%.

Para Yan, o crescimento no acumulado do ano reforça o equilíbrio que os guarulhenses estão tendo. “As pessoas estão conseguindo recuperar crédito, mostrando que a situação é estável perante o cenário atual do pais”, concluiu. A Boa Vista SCPC é uma empresa que possui uma base de dados de mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

Reportagem: Gustavo Druzian

Fonte: Guarulhos Hoje