Imóveis com IPTU Verde na cidade tem queda de 60%

0
530

 

O número de imóveis que foram contemplados com o IPTU Verde apresentou queda de 60% neste ano em relação a 2014. De acordo com a Secretaria de Finanças, no ano passado 319 guarulhenses foram beneficiados com a medida contra os 130 contemplados em 2015. Ainda, segundo a pasta, não há um motivo específico para a queda, apenas de um ano para o outro houve menos pedidos.

Em 2012, primeiro ano de aplicação da lei, o IPTU Verde beneficiou 100 guarulhenses, passando para 232 no ano seguinte, representando crescimento de 132%. Ainda assim o número está abaixo da expectativa inicial da prefeitura que visava atingir, em média, 4.500 contribuintes na época da promulgação da lei.

 

iptu-verde

Para ter direito ao IPTU Verde o cidadão deve adotar duas ou mais medidas ambientais que envolvam, por exemplo, sistemas de captação de água de chuva, reuso de água, utilização de energia eólica ou aquecimento elétrico solar; construções com materiais sustentáveis; utilização de energia passiva; instalação de telhado verde; ou separação de resíduos sólidos. Com duração de cinco anos, o desconto pode atingir até 20% no valor anual do Importo Predial e Territorial Urbano (IPTU).

No total, devem ser entregues neste ano 337 mil boletos até o fim da próxima semana. A expectativa é que a prefeitura arrecade com o pagamento do tributo cerca de R$ 369,8 milhões. Neste ano, o reajuste no valor do imposto tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cujo percentual é de 6,11%. Além disso, ficarão isentos do tributo aproximadamente 46.300 imóveis. Entre os casos passíveis de isenção estão aposentados, centros assistenciais e educacionais, sindicatos, templos religiosos, entre outros.

 

Fonte: Guarulho Hoje