Ideolandia leva para o Chile experiência com alunos de Guarulhos

0
1195

 

A experiência sensorial de impacto educacional e tecnológico da oficina Ideolândia,  que mobilizou os alunos da EPG Edson Nunes, na quinta-feira (6), será apresentada pelo professor Alex Garcia, no FAB 13, evento que acontecerá no Chile, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, que reúne diversas comunidades pelo mundo para discutir sobre fabricação digital, inovação e tecnologia.

 

 

O encontro com os alunos guarulhenses levou um pouco da importância e da possibilidade de compartilhamento e realização de ideias.  “Essa oficina objetivou a construção de uma Ideolândia Brasileira, a partir de uma vivência sensorial pautada na utilização de ferramentas tecnológicas, para isso, dispomos no pátio de um labirinto de experiências sensoriais com a placa makey makey, que propiciou aos alunos o reconhecimento de sons característicos da fauna e flora brasileira ao simples toque”, destacou Alex.

 

Segundo Garcia, vivências teatrais com educadores,rodas de conversa e experiências com impressora 3D e uma cortadora de vinil também foram importantes para a materialização do projeto da Ideolândia guarulhense.

 

“Nesta edição do FAB 13 serão socializados o resultado dessa metodologia de oficina experimentada em diversos países da América Latina, por isso, reunimos aqui professores de artes da Rede Municipal que colaboraram na mediação, contextualização e reflexão do uso das tecnologias como ferramentas de inovação e facilitação da aprendizagem”, completou.

 

Como resultado, os alunos da EPG Edson Nunes Malecka residentes na região do Ponte Alta, refletiram a necessidade local e optaram pela construção de uma casa ideal. A maquete construída com caixas de papelão, tintas e fitas adesivas, transportou os alunos para a possibilidade de materialização do sonho de suas famílias. “No início da proposta pensamos que a meta do projeto seria imaginar uma terra de tesouros, porém o os verdadeiros tesouros estão em cada um deles e nos sentidos que foram aflorados pela experiência”, afirmou Alex.

 

A aluna Jennifer de 6 anos disse que amou a atividade. “O que eu achei mais legal dessa oficina foi ver as máquinas fabricando as coisas desenhadas do computador. Se ela fosse minha eu iria construir uma máquina do tempo para voltar para a Bahia e brincar com a minha prima”, conta.

 

Entretido com a decoração da Casa Ideal, o aluno Emanuel de 10 anos, declarou o entusiasmo em participar da Idêolandia. “É muito legal poder montar a nossa casa, colocar porta, janela, cortina e ela vai ficar linda e toda completa”, completou entusiasmado.

 

Á frente do projeto Servidor Inova da ESAP, o professor Alex Garcia desenvolve com a Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) parcerias com Escolas e CEUS no desenvolvimento de cursos e oficinas de FABLab, um espaço colaborativo de realização de projetos e fabricação digital.

 

Sobre o FAB 13

 

O laboratório de experiências tecnológicas traz para esta edição palestras com especialistas e a socialização de práticas inovadoras com o tema Fabricando a Sociedade e a metodologia Ideôlandia que visa mapear projetos latino-americanos relacionados à construção de uma cidade ideal. O evento já foi realizado nas seguintes cidades: Petroria (Sudáfrica), Chicago (USA), Pune (Índia), Amsterdam (Holanda), Lima (Peru), Wellington (Nova Zelândia), Yokohama (Japão), Barcelona (Espanha), Boston (USA) e Shenzhen (China), entre outras.