Hospital Municipal da Criança e Adolescente participa da Semana do Brincar

0
342

 

A brincadeira como ferramenta de humanização nos espaços públicos. A Semana Mundial do Brincar, organizada pela Decretaria de Educação, Cultura, Esporte e lazer (Secel), tem movimentado escolas, CEUs, parques e espaços públicos como o Restaurante Popular Zilda Arns e o Hospital da Criança, que receberam na última quinta-feira, dia 24, uma programação especial com jogos e intervenções artísticas.

 

semana-do-brincar-crianca-guarulhos (1)
As atividades e brincadeiras foram parar no Hospital da Criança e Adolescente. Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

 

O cardápio reforçado com direito a frango com polenta, salada, suco e bolo de chocolate, os frequentadores do Restaurante Popular participaram de uma brincadeira típica das festas juninas: a boca do palhaço.

 

“Nossa, me diverti muito com essa brincadeira, agora vou querer vir almoçar aqui sempre”, declarou entusiasmada a frequentadora Rosângela Zan.

 

Já no Hospital da Criança, o clima de emoção e generosidade tomou conta dos funcionários e pacientes que foram envolvidos num clima de magia, emoção e encantamento com a dupla de contadores de história Wânia Karolis e Fabú Valente.

 

Por meio de músicas do cancioneiro popular, instrumentos musicais e fantoches, a dupla envolveu os pequenos pacientes com uma aura de energia, alegria e imaginação.

 

semana-do-brincar-crianca-guarulhos (2)
Atividades lúdicas podem ajudar na melhoria dos pacientes, diz psicóloga. Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

 

“Essas atividades artísticas são muito significativas e sempre impactam de forma positiva na recuperação dos pacientes. Já tivemos casos pós-operatório que tiveram alívio de suas dores e cura acelerada ao participarem de atividades lúdicas como esta”, destaca a psicóloga Telma Yamada, responsável pelos voluntários do Hospital Municipal da Criança.

 

A programação da Semana Mundial do Brincar em Guarulhos segue até este domingo, 28, com atividades gratuitas para todos os públicos.

 

Brincadeiras tradicionais, cirandas, danças, artes e contação de histórias são algumas das atividades que acontecerão nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos, CEUs, Centros de Incentivo à Leitura, praças, parques, teatros, bibliotecas, zoológico, entre outros espaços.

 

Confira a programação completa em http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/brincar/