Horto Florestal é reaberto com plantio de novas mudas nativas

0
524

 

Após quatro anos fechado para o público, o Horto Florestal de Guarulhos – Reserva Biológica Burle Marx, no bairro da Água Azul,  foi reinaugurado neste sábado (18). O momento de muita emoção para os funcionários do local, contou com a presença do prefeito Guti,; do presidente do Saae, Francisco Carone; da representante da Brasil Soka Gakai Internacional (BSGI), Izilda Mari de Andrade Santana e diversas autoridades.

 

horto-de-guarulhos (1)
Foto: Nicollas Ornelas / PMG

 

Ao falar com os populares, o prefeito Guti se mostrou  animado com a reabertura da reserva à população. “Reafirmo aqui meus parabéns a todos os envolvidos na reabertura deste espaço, que a partir de agora vai voltar a receber as crianças das escolas da cidade, entre outros visitantes. Poucas pessoas sabem que Guarulhos tem horto Florestal, então conto com a ajuda de todos para espalhar esta ótima notícia”, afirmou .

 

Cerca de 60 crianças do ensino fundamental do Colégio Nova Geração (Cumbica) estiveram presentes e puderam assistirem a um breve vídeo sobre o ciclo da água na natureza. Os pequenos assistiram as apresentações especiais da banda do Conservatório Municipal e do sanfoneiro guarulhense Bosco Maciel, com uma seleção de músicas infantis.

 

Para Vander Martins, gerente da divisão de Arborização e Manejo Florestal da Secretaria de Meio Ambiente, esta ação é fundamental, pois reforça o papel importante que tem Horto Florestal de Guarulhos. “Além do trabalho de educação ambiental,  que agora está sendo retomado, aqui produzimos mudas de árvores para as praças, bosques e canteiros da cidade. Desde a germinação até a saída para o plantio, as árvores demandam muita atenção e manejo correto”, explicou.

 

A programação foi encerrada com o plantio de 40 mudas de nativas, em uma área do horto recentemente atingida por um incêndio, onde também se localiza uma nascente de água em recuperação. Com ajuda das crianças, Guti deu início ao trabalho plantando uma muda de pau-brasil. Também foram plantados exemplares de cedro, pau-viola, araçá, paineira, bacupari, grumixama, jatobá, pitanga, urucum, uvaia, castanha do maranhão, laranjinha do mato e embaúba.

 

Depois da capital paulista, Guarulhos é a única cidade da região, metropolitana a possuir um horto florestal.

 

Horto Escola

Nesta quarta-feira (22), o Horto Florestal de Guarulhos recebe a visita de alunos de sete turmas da Escola da Prefeitura Celso Furtado. As crianças vão participar de oficina de plantio em tubetes (recipiente plástico preparado para receber sementes) e aprender sobre a importância das florestas e do uso consciente da água.

 

horto-de-guarulhos (2)
Foto: Nicollas Ornelas / PMG

 

Serviço

Horto Florestal de Guarulhos – Reserva Biológica Burle Marx

Endereço: Estrada do Morro Grande, s/n° – Água Azul.
Visitas devem ser agendadas pelo telefone: 2436-1329.