Homenagem aos 50 anos do Show Opinião

0
486

 

O palco do Teatro Adamastor Centro recebe nesta quinta-feira (15), às 20h30, o espetáculo “50 anos de Opinião”. O musical é resultado da parceria entre Paulinho Tó e a banda Projeto da Mata. Nessa homenagem aos 50 anos do Show Opinião os artistas trazem o repertório do espetáculo somado a algumas inserções cênicas, revelando a surpreendente atualidade de grande parte dos temas políticos e sociais trabalhados na década de 1960. A entrada é gratuita.

 

show-opiniao

Foto: Diogo Soares

 

A proposta do espetáculo é remontar o “Opinião” e seu riquíssimo repertório (que foi posteriormente gravado em LP), sem grandes cenários, com músicos interpretes e com uma pegada teatral assim como foi o original. No palco estarão dois grupos de artistas paulistanos: Projeto da Mata e Paulinho Tó, jovens músicos que acabaram de lançar seus álbuns.  Eles interpretarão/compartilharão também algumas histórias e reflexões construídas neste último ano sobre as manifestações, sobre o país, sobre o futuro, sobre ter opinião.

 

Sobre o Show Opinião

 

No final de 1964, era lançado o show-espetáculo “Opinião”, dirigido e escrito por artistas ligados ao teatro e interpretado pelos músicos Nara Leão, Ze Ketti e João do Vale. Foi celebrado pelo público e pela crítica da época, tornando-se um marco para a dramaturgia e também da música brasileira.

 

O Show Opinião é símbolo do debate sobre engajamento político do campo artístico e influenciou boa parte da produção nacional posterior. Dali saíram a força e a inspiração para muitas peças que marcaram as manifestações contra a ditadura. Na história da música brasileira é considerado um dos marcos fundadores do que se tornou tradição chamar de MPB.

 

Serviço

 

O Teatro Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos