Historiadores guarulhenses falam sobre identidades no Salão do Livro

0
1356

Nesta sexta-feira (20/05), às 19 horas, os historiadores Elmi Omar e Tiago Guerra fazem a palestra “Guarulhos – identidade, história e memória”, no Espaço dos Escritores Guarulhenses, durante o 5° Salão do Livro de Guarulhos.

Os historiadores abordarão aspectos inerentes à história guarulhense, como os símbolos oficiais da cidade, a economia rural do começo do século XX, a escravidão, a chegada das fábricas e a explosão demográfica após a década de 1960.

tiago-e-elmiTiago Guerra e Elmi Omar

As pesquisas executadas em anos de estudos como a história da Irmandade da Igreja dos Homens, a construção do bairro do Cecap, os acontecimentos do IV Centenário de Guarulhos e os levantamentos de dados desenvolvidos pelo Ponto de Cultura da AAPAH servirão de base para as questões discutidas pelos palestrantes.

A palestra terá o tempo de uma hora. Os livros dos escritores Elmi Omar e Tiago Guerra podem ser adquiridos no estande dos escritores guarulhenses. O 5° Salão do Livro acontece no Centro Educacional Adamastor, que fica na avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos.

Informações sobre os escritores

Elmi El Hage Omar é pós-graduado em História: Política, Cultura e Sociedade pela UnG. Graduação em História também pela UnG. Foi presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico. Atua como pesquisador e secretário executivo da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, do qual foi um dos idealizadores em 2009. Escreveu e organizou os livros: “Guarulhos Tem História – Questões sobre História Natural, Social e Cultural”, “Guarulhos, “Espaço de Muitos Povos”, “Casa da Candinha Ruptura e Metamorfose – de Casa Grande a Centro de História e Memória das Culturas Negras”, “Irmandades da Igreja Nossa Senhora dos Homens em Guarulhos – Identidade, Cultura e Religiosidade” e “Signos e Significados em Guarulhos: Identidade, urbanização e exclusão”.

Tiago Cavalcante Guerra é historiador formado pela PUC-SP. Fez especialização em Educação, Ética e Cidadania na USP e mestrado em História Social na PUC-SP. Pesquisador na área de História do Brasil Contemporâneo, com ênfase no estudo de Patrimônio Histórico, Memória e Cidade. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e jornais. Foi organizador do livro “Cecap Guarulhos – História, identidades e memórias”, coautor dos livros: “Guia Histórico Cultural de Logradouros: Lugares e Memórias de Guarulhos” e “Signos e Significados em Guarulhos: Identidade, urbanização e exclusão”. Professor da rede municipal de ensino de São Paulo e de Guarulhos. É diretor geral da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.