Guarulhos terá usina de reciclagem de óleo vegetal

0
514

 

Foi assinado na tarde desta segunda-feira, dia 7, o alvará de construção de um usina de reciclagem de óleo vegetal no Jardim São Geraldo, em Guarulhos. A expectativa é coletar e reciclar até 25 mil litros de óleo por mês, que será transformado em biodiesel e sabonete. O projeto “Bio Planet” conta com apoio da Prefeitura e nasceu de uma parceria entre a Gru-Airport e a Coop Reciclável, e prevê investimento de R$ 1,5 milhão.

 

biodiesel-guarulhosFotos: Aparício Reis

 

“Esse é um bom exemplo de parceria da sociedade civil guarulhense. É uma prova de que é possível transformar a realidade de muita gente, com “organização e seriedade”, disse o prefeito Almeida. A Coop Reciclável é composta atualmente por 80 cooperados, que devem ter um incremento de até R$ 400 por mês na renda assim que a usina entrar em funcionamento.

 

Segundo a presidente da Coop Reciclável, Leiliane Santos da Rocha, a usina deve estar pronta num prazo de até quatro meses. Ela destaca que a idéia é iniciar a coleta em 30 pontos do município, além das áreas que hoje já são cobertas pelos catadores. “Vamos convidar a população a participar desse processo, que beneficia o meio ambiente e gera renda aos cooperados”, destacou.

 

Carlos Melo, coordenador de responsabilidade social da Gru-Airport, destacou que o “Bio Planet”se enquadra na política de investimentos da empresa no município. “É um projeto de inclusão social, que atende a uma cooperativa de Guarulhos. Estamos muito animados”, disse. Segundo ele, existe também a possibilidade de parte da produção de biodiesel ser comprada para uso no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos