Guarulhos terá o reforço de seis poços artesianos ainda este ano

0
352

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) perfurou recentemente seis poços artesianos em Guarulhos, e até o final do ano todos eles devem entrar em operação, reforçando o abastecimento de água da cidade. Além deles, existe em andamento estudos de viabilidade, já que o município está localizado em uma área de baixa disponibilidade hídrica subterrânea, segundo o mapeamento geológico dos órgãos responsáveis.

 

poço-artesiano-guarulhos

Depois de concluídos os estudos, o Saae prevê a perfuração de outros poços artesianos. Atualmente, o sistema de captação subterrânea da cidade é composto por 26 poços em operação, que compões 4,3% da água distribuída em Guarulhos, atendendo a 5,8% da população.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) possui atualmente um plano de contingência que vai contratar um estudo técnico para avaliar a disponibilidade hídrica atual e efetiva de águas subterrâneas na Região Metropolitana de São Paulo. Com isso, é possível considerar mais essa fonte de água para o abastecimento.
A partir do diagnóstico, o estudo vai mapear a possibilidade de perfuração de 200 poços e de sua utilização para o abastecimento público, apenas se for necessário.

A Sabesp está em vias de formalizar a contratação da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), que fará um trabalho coordenado pelo Departamento de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana da empresa, junto do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociência da Universidade de São Paulo. O prazo total do contrato com a FUSP é de um ano.

 

Fonte: Guarulhos Hoje