Guarulhos só não consome mais energia que a capital

0
514

Guarulhos é a segunda cidade que mais consumiu energia em 2015 no Estado de São Paulo. Segundo a Secretaria de Energia e Mineração, o município gastou 6,6% de tudo que foi utilizado no estado. A primeira colocada foi a capital, que ficou com 20,5% de representação. A cidade de Santo André ficou em terceiro com 1,7%.

consumo-energia-em-guarulhos Foto: Ivanildo Porto

A região metropolitana de São Paulo, no qual Guarulhos está incluso, foi a primeira em consumo de energia elétrica, com um total de 53,4 terawatt (TW), sendo 17,7 TW para as residências, 16,7 TW para o setor comercial e 13,7 TW para as indústrias. Outro destaque foi o consumo de gás natural, totalizando no período 2,58 bilhões de metros cúbicos (m³), ou 43,2% do consumo estadual.

Os segmentos que mais consumiram gás na região foram indústria com 1,8 bi de m³, termogeração com 944 milhões de m³, residências com 187 mi, consumo automotivo com 141 mi de m³ e setor comercial com 113 mi de m³. Já o combustível automotivo mais consumido foi a gasolina com 4,4 bi de litros, seguido pelo etanol com 3,5 bi de litros e o óleo diesel 3,2 bi.

O secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles explica que o que aconteceu em comparação com o ano anterior. “A região metropolitana de São Paulo de 2014 para 2015 registrou uma redução de 1,5% no consumo de energia. Esse valor se deve a queda na utilização de derivados de petróleo, que respondem por 50% do total gasto pelos 39 municípios e pela diminuição no consumo de energia elétrica residencial devido a adoção das bandeiras tarifárias, que resultaram no aumento da conta de luz”.

Reportagem: Gustavo Druzian

Fonte: Guarulhos Hoje