Guarulhos recebe projeto que aposta no teatro para conscientizar crianças sobre importância do trânsito seguro

0
66

 

Desde já pedestres e passageiros, mas em poucos anos também motoristas, crianças de 5 a 12 anos estão no foco de um projeto cultural que vai espalhar diversão, cultura e educação por quatro estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Guarulhos, o Teatro Móvel – De bem com a Via estaciona na Praça IV Centenário – Centro, de 14 a 18 de maio. O projeto, que começou em abril, passou na última semana por Cascavel no Paraná e segue até novembro, possibilitando aos participantes aprender mais sobre segurança no trânsito enquanto acompanham a mágica do teatro.

 

Em maio e junho o projeto vai visitar, além de Cascavel e Guarulhos (SP), as cidades de Niterói (RJ), de 21 a 25, e Serra (ES), de 28 a 1° de junho, e Cubatão (SP), de 4 a 9 de junho. Em setembro e outubro serão visitados outros quatro municípios. A atração nessas localidades será a companhia Trip Teatro, com a peça “Viajando de Bem com a Via”. (Verifique abaixo a programação completa).

 

O grupo apresenta os palhaços Rouse Lopes e Tutúlio numa divertida aventura em que eles demonstram de forma lúdica a importância do trânsito seguro, proporcionando muitas risadas e emoções e a maneira correta de viajar de bem com a via.

 

“O teatro pode ser uma ferramenta importante para educar a criançada. Enquanto se divertem e vivem a mágica que é um espetáculo, elas ficam mais abertas a receber e compreender lições de cidadania importantes”, diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto.

 

Simultaneamente, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, grupos de crianças vão assistir peças teatrais duas vezes por semana, sempre às quartas-feiras, uma pela manhã e outra à tarde. Após as apresentações poderão ir a uma mini pista e “viver” situações do cotidiano, dirigindo pequenos carros elétricos ou assumindo o papel de agentes de trânsito ou pedestres.

 

“Este projeto é de suma importância para o Grupo EcoRodovias, pois busca realizar atividades alinhadas com as proposições da Década de Ação pela Segurança do trânsito 2011 – 2020. Proporcionamos acesso à educação para o trânsito com especial atenção aos públicos mais vulneráveis – a saber, crianças, adolescentes e moradores de localidades socialmente vulneráveis e envolvemos escolas e comunidades localizadas no entorno das rodovias administradas”, destaca o assessor de sustentabilidade da EcoRodovias, Artaet Martins. Em nove anos o De Bem com a Via já alcançou 70 mil pessoas.

 

O Teatro Móvel – De bem com a Via é coordenado pela Magma Cultura e patrocinado pelo Grupo Ecorodovias por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

 

Serviço

De bem com a via

 

Quando: 14 a 18/05

Local: Praça IV Centenário – Centro

Sessões: 08h – 10h – 13h30mim – 15h30mim