Guarulhos recebe 500 mil doses fracionadas e promove Dia D de vacinação contra Febre Amarela neste sábado

0
404

 

Após insistentes solicitações do prefeito Guti ao Governo do Estado para que a cidade recebesse mais 500 mil doses de vacina contra a febre amarela para ampliar e melhor planejar sua campanha de vacinação, Guarulhos recebeu nesta quinta-feira, dia 1º, a confirmação da chegada de 114 mil unidades padrão, o que equivale a quase 500 mil doses fracionadas. Desta forma, para agilizar a imunização da população, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover neste sábado (3) o DIA D da campanha contra a febre amarela.

 

A vacinação das doses fracionadas será realizada neste sábado nas 69 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, além do Ambulatório da Criança, com atendimento das 10 às 16 horas. A expectativa é de que sejam vacinadas aproximadamente 100 mil pessoas somente neste dia. Vale ressaltar que o comprovante de residência ou de que trabalha na cidade continua sendo exigido. Durante a semana, as 69 unidades continuarão vacinando mediante agendamento, da mesma forma que é realizado atualmente. Até esta quinta-feira (1°), 548.605 pessoas foram imunizadas em todo o município.

A dose fracionada é a utilização de um quinto (⅕) de uma dose padrão (0,5 mL) da Vacina Febre Amarela (VFA), ou seja, 0,1 mL. Retira-se do frasco da vacina uma dosagem menor do que habitualmente é utilizado. No entanto, a proteção e segurança da dose fracionada é a mesma do que a dose padrão. O que muda é o tempo de proteção. Enquanto a dose padrão é para toda a vida, a dose fracionada tem duração de pelo menos 8 anos. Porém, estudos em andamento continuarão a avaliar a proteção posterior a esse período.

 

Quem deve receber a dose padrão da vacina contra febre amarela?

• Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 maior que 350;
• Pessoas que terminaram tratamento de quimioterapia e radioterapia;
• Pessoas com doenças hematológicas (do sangue);
• Gestantes (com indicação médica);
• Crianças de 9 meses a menores de 2 anos de idade;
• Viajantes internacionais também receberão a dose padrão, uma vez que o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) ainda não autorizou a utilização da dose fracionada para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Deverá ser apresentado no ato da vacinação, comprovante de viagem (boleto de passagem aérea ou hotel, convite para participação em eventos internacionais, entre outros) para países que exigem o CIVP para entrada no país. Essas pessoas podem ser vacinadas no Ambulatório da Criança e na UBS Cecap.

 

Quem DEVE receber a DOSE FRACIONADA da Vacina Contra Febre Amarela?

• Todas as pessoas a partir de 2 anos de idade sem comprovação de vacinação ou que nunca foi vacinada contra a febre amarela. Idosos precisam de avaliação médica.