Guarulhos participa do encontro sobre tecnologia educacional, o “Programaê!”

0
632

 

Uma equipe de profissionais do Fab Social – programa de inclusão digital da Prefeitura que utiliza lógica básica de programação e desenvolvimento de protótipos através de conceitos de ciência e de tecnologia – participou no último sábado (10) do “2º Encontro da Rede Programaê!”. O evento reuniu técnicos de programação, educação e outras áreas envolvidas com tecnologia educacional de diversas cidades como Cascavel (PR), Itatiba (SP), Itajaí (SC) e Erechim (RS) para discutir ações, dificuldades e cases, contando ainda com a participação online do ex-diretor de Tecnologia Educacional do Departamento de Educação dos Estados Unidos, Richard Culatta, que também foi assessor do presidente Barack Obama.

 

fab-social-guarulhos-1

 

Para Culatta, é possível inovar usando a tecnologia para a transformação, e não apenas replicar o dia a dia ou a rotina na forma digital, um bom exemplo é a utilização do computador somente como uma máquina de escrever. Ele propõe que o ensino da ciência da computação seja oferecido nos primeiros anos escolares para que seja aprendida como um modo de pensar o mundo.

 

fab-social-guarulhos-2

 

Já o coordenador do Fab Social, Alex Garcia, destaca a participação fundamental de Culatta no “Programaê!” para a troca de experiências. “A conferência com Culatta foi importante para analisarmos as diferentes realidades culturais entre os países e debatermos a necessidade ou não, de se aprender a programar desde os primeiros anos escolares”, afirma.

 

fab-social-guarulhos-3

 

A iniciativa é realizada pela Fundação Lemman/Telefônica que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação; realiza pesquisas para embasar políticas públicas; oferece formação para profissionais da educação e para o aprimoramento de lideranças.

 

Fab Social no Parque

 

Um público de mais de 500 pessoas participou do Fab Social no Parque, na tenda do Bosque Maia, no início do mês. A exposição apresentou os equipamentos usados no Fab Social como  água na condição de instrumento musical por meio de programaçãoimpressora 3D; arduino (placa para  automação de projetos eletrônicos e robóticos; além de uma máquina que cria objetos a partir de madeira (CNC Router). Exibições de robótica com alunos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Guarulhos e de bolsistas do CTI/Renato Archer – WASH fazem também parte da exposição, assim como apresentações de kits pedagógicos de baixo custo.