Guarulhos não usará biometria nas eleições

0
453

 

Mesmo os eleitores de Guarulhos que realizaram o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais da cidade terão que votar pela forma tradicional, pois a biometria só será usada nos municípios onde o registro foi obrigatório. No estado de São Paulo, os que utilizarão o novo sistema serão Nuporanga, Sales Oliveira, Itupeva, Jundiaí, Vinhedo, Ipeúna, Itirapina, Santa Gertrudes, Corumbataí, Analândia, Louveira, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Embu das Artes.

Dos 868.254 eleitores aptos a votar em Guarulhos, 200.130 já realizaram o recadastramento biométrico, o que corresponde a 23,05% do eleitorado, mesmo ainda não sendo obrigatório. Estes números foram fechados no dia 8 de maio deste ano, data em que o Cadastro Nacional de Eleitores foi encerrado.

biometria-guarulhos

Este número só poderá ser alterado a partir do dia 3 de novembro, após o segundo turno das eleições, quando os cartórios eleitorais retomarão o atendimento normal aos eleitores, com a emissão de títulos e coletas de digitais.

Nos principais colégios eleitorais do estado, que além de Guarulhos reúne municípios como São Paulo, Osasco e São Bernardo do Campo, a coleta será feita de forma gradual, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP).

Com a eleição não sendo biométrica na cidade, os eleitores se identificarão nas seções eleitorais apresentando obrigatoriamente um documento com foto, não sendo necessária a apresentação do título eleitoral.

 

Fonte: Guarulhos Hoje