Guarulhos não terá famílias excluídas no desligamento do sinal analógico de TV

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A Prefeitura de Guarulhos assinou nesta sexta-feira, dia 17, o termo de cooperação com a Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil. A parceria tem por objetivo orientar a população sobre o desligamento do sinal analógico, que acontecerá no próximo dia 29 na região metropolitana de São Paulo. Após essa data, os guarulhenses só poderão assistir a programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem semelhante à de cinema.

 

Representando o prefeito Guti na cerimônia, o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alexandre Zeitune reforçou que não se pode falar em inovação sem inclusão. “Queremos que todos os guarulhenses possam usufruir da nova tecnologia. A televisão tem um papel importante, como entretenimento, para a maioria da população e não podemos permitir que alguém seja alijado nesse processo. Hoje estamos celebrando um ato de cidadania”, reforçou.

Para o diretor geral da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, Guarulhos está fazendo um excelente trabalho. Ele deu o exemplo de Brasília, onde dois meses após o desligamento do sinal analógico 99,4% das famílias tinham acesso à nova tecnologia. “Isso é democratização da qualidade de transmissão, na qual desde a periferia ao bairro nobre todos podem assistir TV com o sinal puro e de qualidade”, finalizou.

 

Distribuição

Guarulhos vai distribuir um total de 115 mil kits gratuitos, com conversor e antena, para os beneficiários de programas sociais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS). Com o equipamento, as famílias poderão continuar assistindo TV após o desligamento do sinal, mesmo que por meio de aparelhos antigos e de tubo.

O secretário Arão dos Santos Silva (SDAS) informou que a Prefeitura está apoiando esse processo de distribuição dos kits desde o início de fevereiro.” Já entregamos 60% dos kits programados. Atendentes estão atuando há quase dois meses nos 12 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Central do CAD Único para tirar dúvidas sobre essa mudança e auxiliar no agendamento para retirada do kit gratuito”.