Guarulhos monitorará gincana dos escoteiros

0
517

 

Nesta sexta-feira e no sábado (dias 18 e 19), acontece uma grande gincana virtual conhecida com Scout Joti Challenge (SJC), que reúne crianças, adolescentes e jovens de todo o mundo durante 48 horas para cumprir desafios baseados no conceito de “pensar global e agir local”. A atividade faz parte do 18º Jamboree na Internet (JOTI) – encontro mundial de escoteiros na internet – promovido anualmente pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), por meio dos Escoteiros do Brasil (UEB).

 

O JOTI tem como objetivo propor aos jovens novas amizades e troca de experiências no meio online. Os desafios lançados pela equipe organizadora do SJC desencadeiam uma série de ações ligadas aos temas meio ambiente, cultura, educação, esporte e lazer, que resultam, por sua vez, em uma intensa produção de conteúdos audiovisuais.

escoteiro-guarulhos

 

Este ano, através de uma parceria entre as Secretarias de Transportes e Trânsito e de Educação, toda a atividade será conduzida direto de Guarulhos. O Grupo Escoteiro Guaru, a convite de seu diretor-presidente Vicente Vasconcelos, sedia a base Nacional do JOTI, que monitorará durante as 48 horas do evento, todas as ações e problemas que possam ocorrer.

 

Segundo o mobilizador regional do JOTI em São Paulo, Rodrigo Moreira, a escolha de Guarulhos se deu pela ótima infraestrutura que a cidade tem e a qualidade dos serviços de dados oferecidos, que são fundamentais para o sucesso da empreitada. Serão 11 voluntários de todos os lugares do Brasil que começarão os seus trabalhos a partir desta sexta-feira (17).

 

Participação

 

Para participar, os escoteiros organizam-se em bases, criam uma página no Facebook e informam ao sistema do Scout Joti Challenge, o link da resolução de cada tarefa. O conteúdo é então avaliado e pontuado por uma equipe especializada de voluntários, e ao final da gincana os grupos recebem classificações que variam entre bronze, prata, ouro e diamante.

 

O SJC foi totalmente idealizado por brasileiros, e desde 2011 rompeu as barreiras do País para cair no gosto dos estrangeiros. No ano passado, foram 13.558 inscritos, com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de participantes de escoteiros da Angola e Portugal. Esse ano a expectativa é dobrar esse numero.

 

Escoteiros do Brasil

 

Escoteiros do Brasil (UEB), é uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega mais de 1.100 Grupos de Escoteiros no Brasil, totalizando cerca de 77 mil associados. A UEB está diretamente associada à Organização Mundial do Movimento Escoteiro, o maior movimento de jovens do mundo com mais de 30 milhões de membro, cujo fundador é Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Saiba mais em http://www.escoteiros.org.br/

 

Serviço:

 

18º Jamboree na Internet (JOTI) – Encontro mundial de escoteiros na internet

 

Data: 18 e 19 de outubro de 2014 (48h ininterruptas)

Local: vários lugares do Brasil e mais de 200 Grupos Escoteiros de São Paulo

 

Informações: www.escoteiros.org.br  https://www.facebook.com/ScoutJotiChallenge

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos