Guarulhos ganha centro multiprofissional para pessoa com deficiência

0
608

 

Começou a funcionar em Guarulhos  o primeiro serviço especializado de atendimento à pessoa com deficiência. O Campd – Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência, foi inaugurado nesta sexta-feira, 7,  na Vila Camargos, como parte da programação do Dia Mundial da Saúde. A solenidade contou com as presenças do prefeito Guti,  do vice-prefeito Alexandre Zeitune e de várias autoridades, entre elas o secretário de Saúde Roberto Lago e sua adjunta, Graciane Dias Figueiredo Mechenas.

Campd -guarulhos (1)
Guti falou sobre os investimentos na área

 

O Campd atenderá pessoas com deficiência que já foram reabilitadas, mas necessitam de suporte e intervenções com equipe multidisciplinar. Para o secretário Roberto Lago, o Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência vai tirar as pessoas dos hospitais e devolvê-las à sociedade.

 

O novo serviço contará com médico clinico geral, ortopedista, psiquiatra, ginecologista, psicólogo, assistente social, educador físico, fisioterapeuta e profissionais administrativos.

 

Campd -guarulhos (2)
Roberto Lago também falou sobre novidades na área

 

O encaminhamento para o Campd será efetuado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e centros especializados. “Visitei essa unidade em dezembro passado e tínhamos aqui o Centro de Estimulação Precoce, que funcionava sem alinhamento com a política ministerial”, lembrou Lago.

 

O Campd funcionará na Viela Porto Belo, 28 – Vila Camargos, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

 

Guarulhos também tem Centro de Reabilitação

 

Durante a solenidade de inauguração do Campd, o secretário de Saúde explicou também que o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) aprovado desde 2012,  já está habilitado pelo Ministério da Saúde.

 

Campd -guarulhos (3)
A inauguração contou com várias autoridades da cidade

 

O CER II deverá funcionar no antigo prédio do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência para atender os pacientes com deficiência que necessitam de reabilitação. “Quero agradecer a todos os profissionais de saúde que nos ajudaram a chegar a esse momento. Nós habilitamos um CER II e já estamos recebendo R$ 140 mil a mais por mês do Ministério. Com isso conseguimos credenciar um CER IV e vamos receber R$ 5 milhões para sua construção”, destacou o prefeito Guti.

 

Campd -guarulhos (4)
O Campd funcionará na Viela Porto Belo, 28 – Vila Camargos

 

O vice-prefeito Alexandre Zeitune também fez questão de fazer uma saudação especial aos profissionais de saúde. “Não poderia deixar de saudar nossa heróica equipe da Saúde que, com inteligência, perseverança, perspicácia e muita vontade vem construindo um modelo sistêmico, que vai nos dar muito orgulho”, disse.