Guarulhos exige que o Governo do Estado envie mais doses da vacina para a cidade

0
415

 

A Prefeitura de Guarulhos enviou nesta quinta-feira, 18, um ofício ao secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, solicitando a disponibilização de mais 500 mil doses da vacina da febre amarela para o Município.

 

 

Este não é primeiro pedido de ampliação da vacinação solicitada por Guarulhos ao Governo do Estado. Em 8 de janeiro, a Prefeitura já havia protocolado outro ofício considerando a proximidade do município com cidades consideradas zonas de risco, além de contar com bairros inseridos no Parque Estadual da Cantareira.

 

“Entendemos que o Estado considere que Guarulhos tenha superado a meta de vacinação, porém fazemos fronteira com municípios que são zonas de risco. Precisamos atender a nossa demanda interna, seja com a dose integral ou fracionada”, disse o prefeito Guti.

 

As ações em Guarulhos

 

Desde outubro, quando houve os primeiros casos de mortes de macacos infectados por febre amarela em áreas próximas à Serra da Cantareira, até esta quinta-feira (18), a Prefeitura de Guarulhos vem mantendo ações diversas de prevenção e já vacinou 461.969 pessoas. Este número supera a meta de vacinação definida pelo Governo do Estado, que estabeleceu que 280 mil pessoas – número correspondente à população que mora nas proximidades ou transita nas áreas consideradas de risco -, deveriam ser imunizadas.

 

Neste momento, a campanha prioriza essa população. Por isso, as 27 UBS que oferecem a imunização contra a febre amarela em Guarulhos estão em bairros próximos ao Parque da Cantareira, com exceção das UBS Cavadas, Ponte Grande e Munhoz, que estão vacinando temporariamente a população da região, que teve o primeiro óbito de guarulhense por febre amarela contraída em Nazaré Paulista.